Chuvas na Região Serrana devem ser fortes até o fim de semana

Frente fria na costa e tempo instável, com calor e umidade na área de Teresópolis e Friburgo, provocam novas precipitações hoje

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

O Globo
Deslizamento fez terra invadir igreja em Nova Friburgo, onde ao menos sete pessoas morreram em consequência das chuvas
As chuvas fortes e volumosas na Região Serrana do Estado do Rio, onde há registro de ao menos 66 mortos, devem continuar até o fim de semana, quando a intensidade diminui, de acordo com a meteorologista Fabiana Weikamp, do Climatempo. Hoje e nos próximos dias, o tempo segue instável, com calor e possibilidade de chuva volumosa, para a tarde e noite desta quarta-feira.

Além do calor e da umidade, a previsão se deve a uma frente fria estacionada ao longo da costa do Rio de Janeiro, que favorece a formação de nuvens carregadas na Região Serrana do Estado. As precipitações só tendem a se reduzir no sábado e domingo, quando ficam mais passageiras.

A frente fria chegou ao Rio nesta terça-feira, depois de ter passado por São Paulo na noite de segunda - provocando chuva - e deve permanecer estacionada no litoral fluminense até o fim de semana.

De acordo com Fabiana Weykamp, no verão, as frentes frias são mais lentas e provocam chuvas e não tanto frio; no inverno, massas polares costumam ser mais rápidas e provocar quedas de temperatura.

Em Friburgo, choveu em um dia 34% a mais que o normal em janeiro

Em Nova Friburgo, onde morreram ao menos sete pessoas, choveu em 27h o equivalente ao que normalmente chove em todo o mês de janeiro. A precipitação acumulada nesse período foi de 281 mm – em janeiro, a média é de 209 mm, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). “A quantidade de chuva em Friburgo foi excepcional, absurda”, disse Fabiana Weykamp.

Em Teresópolis, cidade em que foi registrado o maior número de mortos (54 até as 14h50 desta quarta), a precipitação foi de 113 mm entre as 19h desta terça e as 11h desta quarta. O Inmet não tem o valor médio de chuva acumulada na cidade. 

    Leia tudo sobre: chuvasregião serranafortesfim de semana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG