Chuva continua na Região Serrana e pode piorar no final de semana

Previsão é de que mau tempo permaneça no Estado do Rio até, pelo menos, terça-feira (18). Restante do Sudeste também terá chuva

Daniel Gonçalves, iG Rio de Janeiro |

A chuva continua atingindo na manhã desta sexta-feira os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo o Climatempo, a previsão é de que o mau tempo permaneça no Estado até, pelo menos, terça-feira (18). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que há possibilidade de chuva moderada a forte no período da tarde e da noite desta sexta-feira

De acordo com o órgão, o acúmulo de chuva pode provocar trovoada e rajadas de vento. A máxima prevista para hoje na Região Serrana é de 23º e a mínima de 17ºC. A temperatura deve cair dois graus no final de semana. O mau tempo pode atrapalhar as equipes de resgate e provocar ainda mais estragos nas regiões afetadas.

Já passam de 500 os mortos em consequência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana entre a noite de terça-feira (11) e a noite desta quinta-feira (13), segundo o Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro. Ainda há desaparecidos, conforme informações da Defesa Civil do Estado, além de milhares de desabrigados.

Até mesmo o governador do Rio, Sérgio Cabral, se mostrou preocupado com o mau tempo. afirmou que há perigo das chuvas prejudicarem ainda mais outros municípios. “O que nos está angustiando são as próximas horas e dias, pois há previsão de mais chuva. O problema não se resume aos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis. Envolve também Areal, São José do Vale do Rio Preto e Sumidouro. Há áreas ainda com risco de desabamento, com queda de barreiras e com índice pluviométrico com previsão elevada", disse.

Cabral vai sobrevoar novamente os municípios de Teresópolis e Petrópolis nesta sexta-feira. Na quinta (13), ele visitou as áreas destruídas acompanhado da presidenta Dilma Rousseff . Segundo ele, o governo do Rio está negociando com o Banco Mundial um empréstimo de R$ 1 bilhão para o projeto Morar Seguro. “Há quatro meses, estamos negociando o empréstimo com o Banco Mundial. O programa tem o objetivo de retirar a população carente das áreas de risco”.

País

O fim de semana também deve ter chuvas no restante da região Sudeste, principalmemte em Minas Gerais, segundo o Inmet. A previsão é de chuva a qualquer hora do dia e de termômetros entre 17ºC e 27ºC em Belo Horizonte (MG).

Na capital paulista o fim de semana começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no sábado a previsão é de termômetros entre 19ºC e 28ºC, apenas com chuvas isoladas no período da tarde. Já a partir do domingo o sol volta a predominar e a máxima deve superar 29ºC. Pancadas de chuva mais intensas atingem a cidade.

Nuvens carregadas estarão também sobre grande parte das regiões Centro-Oeste e Norte. Em Brasília (DF),  máxima chega aos 26ºC e há a possibilidade de pancadas de chuva e ventos fortes. Em Goiânia (Go) faz calor, máxima chega aos 29ºC no domingo e também deve chover.

Para Norte, o Inmet prevê tempo encoberto a nublado com pancadas de chuva isoladas em todos os Estados, exceto em Roraima. Tempo fechado e chuva em Rio Branco (AC), com máxima de 30ºC. Pancadas de chuva devem atingir quase todo o nordeste no fim de semana, principalmente Piauí, Ceará, oeste da Paraíba, Pernambuco e Bahia. Máxima de 30ºC em Salvador (BA).

No Sul faz sol e, sgeundo o Inmet, a chuva deve atingir apenas pontos isolados. Máxima de 30ºC em Porto Alegre (SC) no sábado e, de 32ºC, em Porto Alegre (RS).

*Com informações do iG São Paulo

    Leia tudo sobre: desmoronamentochuvasregião serrana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG