Cabral promete UPP na Mangueira em uma semana

Governador do Rio afirma que 18ª unidade pacificadora será implantada na favela da zona norte na quinta-feira que vem, dia 3

iG Rio de Janeiro |

O governador Sérgio Cabral afirmou nesta quinta-feira (27) que em uma semana a Secretaria de Segurança Pública do Rio comecará a instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro da Mangueira , na zona norte da cidade. Em solenidade de formatura de soldados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, na zona oeste, Cabral informou que os trabalhos começam na próxima quinta-feira, dia 3.

Leia mais: UPP só chegará em 2012 à Rocinha, maior favela da zona sul do Rio

A UPP contará com três bases de operação que juntas receberão 403 policiais. Elas estão instaladas nas localidades conhecidas como Caixa D'Água, Parque da Candelária e Tuiuti. Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, os espaços estão praticamente prontos, já que ainda é preciso montar o mobiliário e os equipamentos que serão usados pelos PMs.

A UPP da Mangueira é a 18ª do estado. A favela fica bem perto do Maracanã e do Maracanazinho, considerados dois dos principais esquipamentos esportivos que irão receber eventos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A unidade fecha o que a polícia chama de cinturão de segurança do Maciço da Tijuca, na zona norte, que é composto pelos morros do Andaraí, Borel, Formiga, Macacos, Salgueiro, São João me Turano.

A ocupação policial no Morro da Mangueira teve início em junho, com a participação de 750 agentes.

Chefe do tráfico preso

 Apontado como chefe do tráfico no Morro da Mangueira , Alexandre Mendes da Silva, o Polegar, foi preso pela polícia no último dia 19. Ele foi preso na cidade de Pedro Juan Cabalelero, no Paraguai, e portava documentos falsos. Ele chegou ao Rio de Janeiro na última sexta-feira (23) sob forte escolta da Polícia Federal. Está preso em Bangu 1, no complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste.

Leia também: Preso no Paraguai o chefe do tráfico de drogas no Morro da Mangueira

De acordo com a polícia do Rio, a UUP da Mangueira vai beneficiar 315 mil pessoas diretamente e cerca de 1,5 milhão indiretamente.

    Leia tudo sobre: upp mangueiracabralbeltramecopaolimpíada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG