Cabral anuncia ocupação de morro para instalação de mais uma UPP

A 14ª unidade será instalada nos morros do Quieto, da Matriz e São João

iG Rio de Janeiro |

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta quarta-feira (5) que o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) começará a ocupar amanhã os morros do Quieto, da Matriz e São João, no Engenho Novo, zona norte da capital fluminense. A ação marcará o início da implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local.

“Ocupamos o Morro dos Macacos e agora viramos para o outro lado”, disse Cabral, durante uma solenidade na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio. Segundo o governador, outras UPPs serão instaladas em 2011, mas ele não revelou quantas e nem os locais. “Não posso falar tanto. Aí, vou dar um drible a mais e não posso. Tenho é que cruzar a bola porque o artilheiro é o [José Mariano] Beltrame [secretário estadual de Segurança]”.

As ocupações dos morros do Quieto, da Matriz e São João já haviam sido anunciadas em outubro do ano passado por Beltrame , durante o início da pacificação do Morro dos Macacos. A nova UPP, segundo estimativas da Secretaria Estadual de Segurança, deverá beneficiar oito mil moradores da região e outros 17 mil no entorno.

Em outubro do ano passado, uma tentativa de invasão de criminosos do Morro São João aos Macacos culminou na derrubada de um helicóptero da Polícia Militar . Na ocasião, dois dos quatro agentes que estavam na aeronave morreram.

Atualmente, há 13 UPPs instaladas na cidade do Rio. Na zona sul, funcionam unidades nos morros Dona Marta, em Botafogo, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo, entre Ipanema e Copacabana, Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme, e Ladeira dos Tabajaras/Morro dos Cabritos, em Copacabana.

Na zona norte, na área conhecida como “Grande Tijuca”, o governo inaugurou unidades nos morros do Borel, da Formiga, do Andaraí, do Turano, do Salgueiro e dos Macacos. Na zona oeste, a polícia ocupou as comunidades do Jardim Batan, em Realengo, e da Cidade de Deus, em Jacarepaguá. No Centro, o Morro da Providência também ganhou uma UPP.

    Leia tudo sobre: UPPfavelas pacificadasSérgio CabralRio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG