Brasil deve bater em 2011 recorde de vistos para os EUA

De 1º de outubro passado a 30 de setembro deste ano devem ser emitidos 763 mil vistos em todo o País

Valmir Moratelli, iG Rio de Janeiro |

Valmir Moratelli
Previsão de número recorde de emissão de vistos para brasileiros

O Consulado Americano do Brasil abriu excepcionalmente neste sábado para atender à demanda de pedidos de vistos. No Rio de Janeiro, espera que sejam emitidos 1.200 vistos. Em São Paulo, a expectativa é de 2 mil. No total, são 4.500 vistos incluindo os consulados de Brasília e Recife, que também estão em funcionamento.

A operação chamada de “Sábado Gigante” não era realizada no Brasil desde 2005. Dennis Hearne, cônsul-geral do Rio de Janeiro, analisa com otimismo esta demanda por novos vistos.

“Quando um país aumenta o interesse por visitar outro, estabelece laços culturais além de ser extremamente importante para a economia. O turista brasileiro está entre os que mais gastam nos Estados Unidos. Uma família de quatro pessoas gasta em média 20 mil dólares em duas semanas. É um valor muito alto”, contabiliza.

“Situação histórica”

Valmir Moratelli
Entrevistas para os vistos
São Paulo é atualmente o primeiro posto no mundo em número de emissões de vistos americanos. O Rio de Janeiro, com 1.200 vistos emitidos diariamente, ocupa a terceira posição perdendo para Pequim, na China. “Essa demanda extraordinária vem crescendo ano a ano. Estamos vivendo uma situação histórica”, analisa Karen Gustafson de Andrade, chefe da seção consular no Rio.

De acordo com dados passados pelo consulado, somente de outubro passado até maio agora já formam emitidos em todo Brasil 509 mil vistos, sendo que 127 mil no Rio. No mesmo período do ano anterior, foram 357 mil vistos em todo o País, e 88.519 no Rio. Há cinco anos, todo o Brasil representava apenas 185 mil vistos anuais. A expectativa é de que até o final de 2011 sejam emitidos 763 mil vistos.

Dennis Hearne explica que o consulado está tentando diminuir o tempo de espera para aquisição de vistos. Entre as medidas adotadas recentemente estão: a eliminação da taxa de reciprocidade de negócios, o prolongamento para dez anos do visto de turismo e a não obrigatoriedade de agendamento de entrevistas para menores de idade e idosos acima de 80 anos.

Ainda assim para quem vai tirar visto pela primeira vez o consulado informa que o tempo de espera é de aproximadamente 130 dias. A taxa de aprovação é de cerca de 95%.

    Leia tudo sobre: passaporteconsuladovisto americanoEUA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG