Bope se reúne com moradores em quadra que era o QG do traficante Nem

Local era usado pelo chefe do tráfico na Rocinha para promover bailes funk onde havia venda de drogas

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

Raphael Gomide
Traficantes aliados de Nem tinham camarotes VIP em bailes funks realizados na quadra
A quadra de esportes onde o Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio) faz na tarde desta quarta-feira (16) uma reunião com os moradores da favela da Rocinha, na zona sul carioca, na localidade conhecida como Rua 1, é um local simbólico, porque era ali que os traficantes promoviam bailes funk para a venda de drogas.

Leia também : Mulher de Beltrame o acompanha no trabalho, em visita à Rocinha ocupada

Fortemente armados, portando fuzis e até metralhadoras .30, eles ocupavam os "camarotes" na parte alta do galpão, a chamada "área VIP", e disponibilizavam outros "camarotes" para traficantes convidados de outros morros.

O chefe do tráfico na Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, preso na semana passada, frequentava a quadra usando pesado cordão de ouro, e portava fuzil e pistola. Antes dos bailes, o traficante - que gostava de ser chamado de "Mestre" pelos moradores - se regozijava ao reunir as crianças para jogar "dinheiro ao avanço".

Raphael Gomide
Panfletos do Bope para a população da Rocinha
A reunião, com a presença do vice-governador do Rio, Luís Fernando Pezão, e do comandante do Bope, tenente-corone Wilman Renê Alonso, tem o objetivo de "conquistar corações e mentes" dos moradores, facilitando a ocupação e diminuindo a resistência por conta de ressentimentos. É um procedimento padrão após a ocupação de comunidades como parte das operações psicológicas para atrair o apoio da comunidade para as forças de segurança.

Um panfleto entregue pelos policiais na entrada avisa: "A sua comunidade está sendo pacificada. Denuncie criminosos, esconderijos, armas, drogas. Ajude o Bope a ajudar você. O anonimato é garantido."

    Leia tudo sobre: ocupação da Rocinha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG