Bope ocupa Morro São João, no Rio, para implantação de 14ª UPP

Em outubro de 2009, um helicóptero da PM foi derrubado por bandidos. Dois policiais morreram

Daniel Gonçalves, especial para o iG |

Futurapress
PMs fazem incursão no Morro São João
Cerca de 250 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque, do 3° BPM (Méier) e do 6º BPM (Tijuca) fazem na manhã desta quinta-feira uma operação no Morro São João, no Engenho Novo, na zona norte do Rio de Janeiro. Na região será implantada a 14ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). A incursão acontece também nas favelas Matriz e Quieto, no mesmo bairro.

A ação conta com apoio de dois veículos blindados, conhecidos como caveirões, uma retroescavadeira e um caminhão para derrubar possíveis barricadas montadas pelo tráfico, além de um ônibus com câmeras que localizam criminosos e fazem o mapeamento da região. O Batalhão de Choque e os dois batalhões de área também fazem policiamento preventivo no entorno das comunidades

A nova UPP, segundo estimativas da Secretaria Estadual de Segurança, vai beneficiar diretamente 12 mil moradores da região, que abrange os bairros Abolição, Água Santa, Cachambi, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier e Todos os Santos.

Segundo a secretária Ana Lucia Rodrigues, que mora no Engenho Novo há dez anos, a violência domina aquela área. “Espero que a paz agora chegue aqui. Achei que isso nunca iria acontecer no meu bairro”, disse ao iG .

Em outubro de 2009, uma tentativa de invasão de criminosos do Morro São João ao Morro dos Macacos, que já tem uma UPP, provocou a derrubada de um helicóptero da Polícia Militar. Dois agentes morreram na queda da aeronave.

De acordo com a Secretaria de Segurança, com a UPP do Morro São João o projeto terá alcançado 14 sedes, com 45 comunidades atendidas e mais de 250 mil moradores beneficiados.

    Leia tudo sobre: uppmorro são joãobope

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG