Bonde tomba e deixa ao menos 5 mortos em Santa Teresa, no Rio

Acidente deixou pelo menos 57 pessoas feridas, várias delas em estado grave

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

Um bonde cheio de passageiros tombou na tarde deste sábado em Santa Teresa, bairro turístico do Rio de Janeiro. O acidente deixou pelo menos cinco mortos, sendo três homens e duas mulheres. Além disso, ao menos 57 pessoas ficaram feridas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde e do Corpo de Bombeiros.

O motivo do acidente ainda é desconhecido e só deve ser confirmado após a realização da perícia, mas as primeiras conclusões apontam que o veículo estaria superlotado, de acordo com autoridades envolvidas na investigação. Familiares das vítimas também se queixaram do  excesso de passageiros . Pela estrutura de que dispõe, o bonde teria capacidade para transportar 32 pessoas sentadas, 12 em pé, além de alguns passageiros acomodados no estribo lateral.

Arte iG
Bondinho que se acidentou Santa Teresa estava superlotado, de acordo com as primeiras conclusões das investigações

No momento do acidente, o bonde fazia uma curva perto do Largo do Curvelo, quando seguia em direção ao Centro do Rio. Entre os feridos, dez estão em estado grave. As vítimas foram levadas aos hospitais Souza Aguiar, Andaraí e Miguel Couto.

Após o acidente, o secretário de Transportes do Rio, Julio Lopes, compareceu ao local e foi hostilizado pelos moradores, sendo chamado de "assassino", "safado" e "ladrão". O secretário lamentou o acidente e afirmou que os motivos serão devidamente apurados. "Foi uma fatalidade, uma tragédia", afirmou.

Operação

Três quartéis foram mobilizados para realizar o atendimento às vítimas, numa operação que envolveu aproximadamente 40 bombeiros, segundo o comandante-geral Sérgio Simões. Embora pessoas presentes no local tenham alegado que o socorro demorou a chegar, o comandante afirmou que os bombeiros compareceram rapidamente ao ponto onde o acidente ocorreu. 

O bondinho é um símbolo tradicional de Santa Teresa, bairro com um perfil cultural e que atrai muitos turistas brasileiros e estrangeiros. Em junho, o francês Charles Damien Pierson, 24 anos, morreu ao cair de um desses bondinhos quando passava por cima dos Arcos da Lapa.

*Com informações de Anderson Ramos, especial para o iG no Rio

    Leia tudo sobre: Santa TeresaacidentebondeRio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG