Bandeira da Brasil é hasteada no alto da Rocinha

Muitos moradores da Rocinha participaram do evento que marcou a recuperação do território pelo Estado

iG Rio de Janeiro |

As bandeiras do Brasil e do Estado de Rio de Janeiro foram hasteadas no inicio da tarde deste domingo no alto da favela da Rocinha. Segundo o capitão de mar e guerra Jonatas Magalhães, diferentemente do que ocorreu no Complexo do Alemão, a cerimônia contou com representantes de todas as instituições que participaram da Operação Choque de Paz . Centenas de moradores da comunidade também foram ao local.

Leia também: "Andar pela rua e não ver fuzil será uma vitória", diz morador da Rocinha

O hasteamento ocorreu oito horas e quarenta minutos depois da chegada do primeiro blindado da força de ocupação à favela da Rocinha, na localidade conhecida como "curva do S", um dos pontos mais movimentados do morro

Moradores acompanharam o hasteamento, tirando fotos e filmando. Alguns aplaudiam. Nas janelas das casas, assistiam de longe. O ponto onde estão as bandeiras fica em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do governo do Estado.

"Trata-se de uma cerimônia simbólica, porque marca a recuperação do território pelo Estado", disse Magalhães.

Um balanço parcial da Operação Choque de Paz, mostra que o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar apreendeu, até o fim da manhã de hoje, 13 armas e uma granada num tonel escondido na mata , na favela da Rocinha, zona sul.

Já a Polícia Civil apreendeu 31 motos roubadas, 21 mil CDs e DVDs piratas, 4,5 mil peças de roupas, 100 pares de tênis e 1,3 mil brinquedos que eram vendidos de forma irregular. Os policiais civis também encontraram rojões de artilharia antiaérea e radiotransmissores.

No Vidigal, os agentes apreenderam 14 máquinas caça-níqueis. Os equipamentos foram encontrados na calçada da Rua Olinto de Magalhães, no Morro do Vidigal, coberto por uma lona.

* Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: rocinhabandeiravidigalOperação Choque de Paz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG