Ativistas do Greenpeace protestam contra ativação de Angra 3

Grupo simula acidente nuclear em frente à sede do BNDES; ato não prejudicou o trânsito

iG Rio de Janeiro |

Agência OGlobo
Manifestantes do greenpeace realizaram protesto contra ativação de usina nuclear
Manifestantes do grupo Greenpeace realizaram uma manifestação em frente à sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) , localizada no centro do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (25).

O protesto, que durou cerca de 30 minutos, foi contra a ativação da usina nuclear de Angra 3, cuja previsão de entrada em atividade é para o ano de 2015. O BNDES é um dos principais financiadores do projeto.

Vestidos com uniformes padrões usados durante resgates em acidentes nucleares, os manifestantes largaram uma grande quantidade de fumaça laranja para simular uma contaminação por radiação. 

A fumaça e os uniformes chamaram a atenção de pedestres e motoristas que passavam pelo local. Policiais militares acompanharam a movimentação dos ativistas que realizaram o ato na calçada e não prejudicou o trânsito.

BNDES diz que atua dentro das normas

O BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que financia exclusivamente projetos de investimentos que cumprem as normas exigidas pela legislação brasileira como, por exemplo, aquelas referentes às práticas ambientais de segurança e as trabalhistas.

Segundo o BNDES, como banco de desenvolvimento, também inclui em suas políticas operacionais diretrizes de mitigação de impactos ambientais que superam os das normas em vigor.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do BNDES, o banco estimula as empresas a investirem em desenvolvimento e melhorias de infra-estrutura da região onde estão localizados os projetos do órgão e também em ações sócio-econômicas em áreas de reflorestamento no entorno do empreendimento.

As análises dos projetos realizadas pelos técnicos do BNDES levam em conta as questões sociais, ambientais e de desenvolvimento regional.

null

    Leia tudo sobre: greenpeacemanifestação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG