Atirador usou recarregador veloz e levava muita munição

Assassino de escola municipal no Rio usava dois revólveres e aparato para facilitar a inserção de projéteis na arma

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

O atirador Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, preparou-se para a ação na Escola Municipal Tasso da Silveira com um recarregador automático de revólveres, que acelera e facilita o carregamento das armas - um calibre ponto 38 e outro ponto 32.

O uso do "jet speed" ou "speed loader", uma espécie de roleta que armazena os projéteis de revólver e dá velocidade ao recarregamento, demonstra que ele queria ser rápido e pretendia causar o maior número de mortes possiveis.

O recarregamento de pistolas automáticas pode ser feito com carregadores diretamente inseridos no cabo da arma. Por esse sistema, os projéteis já estão arrumados e vão sendo empurrados automaticamente em direção ao cano da arma. No caso dos revólveres, para arma ser carregada é necessário abrir o tambor e colocar as balas.

De acordo com policiais que viram o corpo, Wellington usava alguns desses aparatos em seu cinto de guarnição, onde portava muita munição. "Ele tinha uma quantidade para matar ainda mais pessoas do que matou. O 'jet speed' torna o carregamento mais veloz e mostra que ele estava com disposição para fazer o que fez", disse o tenente-coronel Polícia Militar Djalma Beltrame, comandante do 14º Batalhão (Bangu), que ajudou a evacuar o a escola.

O revólver calibre ponto 38 foi identificada pela Polícia Civil como sendo propriedade de um homem já morto que morava no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. O filho dele foi encaminhado para a Divisão de Homicídios para prestar depoimento. A outra arma, de calibre ponto 32, estava com a numeração raspada e a polícia ainda investiga sua origem.

O corpo do atirador, como mostra a imagem abaixo, ficou na escada do primeiro para o segundo andar da escola.

    Leia tudo sobre: escola riomassacreviolênciaatiradortragédia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG