Após reclamações, regras de corredor exclusivo em Copacabana mudam

Uma das principais vias da zona sul carioca apresentou lentidão durante o primeiro final de semana de funcionamento de seletiva

iG Rio de Janeiro |

Agência OGlobo
Prefeitura determina mudanças em corredor exclusivo para ônibus em Copacabana, após primeiro final de semana de congestionamentos e reclamações
Durante o final de semana, quem trafegou na pista destinada a veículos de passeio e táxis da avenida Nossa Senhora de Copacabana, uma das principais vias de Copacabana, zona sul do Rio, enfrentou longos engarrafamentos.

Já as pessoas que tentavam embarcar nos ônibus tinham dúvidas em quais pontos embarcar - pois os coletivos têm pontos específicos para as paradas e ficam distantes um do outro.

Com tantas reclamações, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, determinou que a partir desta segunda-feira (21), primeiro dia útil de funcionamento do corredor viário, fossem feitas algumas mudanças.

Para desafogar o tráfego de carros, os táxis com passageiros foram autorizados a utilizar a seletiva. Segundo Sansão, no horário de pico circulam pela avenida 600 táxis, metade com passageiros.

O horário de funcionamento da faixa seletiva - que ocupa duas das quatro pistas da avenida - não será mais de 24h. Entre 21h e 6h, o trânsito será livre para qualquer veículo. Também está liberada a circulação dos veículos aos domingos e feriados. Já aos sábados, somente a partir das 14h.

Para facilitar o embarque de passageiros, mais duas novas paradas foram incorporadas ao projeto original. Nas primeiras quadras, entre as ruas Francisco Otaviano e a Souza Lima, foram colocados mais dois pontos de ônibus para atender à demanda dos passageiros.

A exceção do trânsito de carros e motocicletas na faixa exclusiva para ônibus é para o motorista que pretende virar na próxima à direita.

Se um carro for fotografado duas vezes na faixa seletiva será multado. Mas, segundo a prefeitura, as multas só serão aplicadas a partir da semana seguinte.

De acordo com a Cet-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego), as mudanças resultaram em melhorias na circulação de carros. Há retenções até as proximidades da rua Figueiredo Magalhães, mas depois o trânsito flui sem problemas até a Princesa Isabel.

    Leia tudo sobre: ônibuscorredor exclusivocopacabana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG