Apagão afeta trânsito, metrô e shopping no Rio

Abastecimento de água pode ser prejudicado na cidade

Bruna Fantti, iG Rio de Janeiro |

No início da tarde deste sábado, um problema na subestação do Grajaú (zona norte), da Furnas Centrais Elétricas, deixou vários bairros sem luz na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, ocorreram duas quedas de luz que duraram cerca de quinze minutos cada. O  problema foi ocasionado por uma falha em um disjuntor durante uma manutenção da subestação do Grajaú que chegou a afetar a subestação de Jacarepaguá, na zona oeste. 

Os dois apagões seguidos atingiram os bairros da zona norte (Tijuca, Vila Isabel, Grajaú); da zona sul (Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea); e da zona oeste (Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes). Alguns pontos desses bairros continuam sem luz.

Agência O Globo
Sinais de trânsito não funcionaram e tráfego ficou caótico no Centro do Rio
Transportes

O tráfego de veículos na cidade ficou prejudicado pois alguns sinais de trânsito não funcionaram. No Centro, na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco (duas das principais vias da cidade) há um grande congestionamento. 

Guardas municipais tentam controlar o fluxo de veículos no local. Técnicos da Light (concessionária que distribui energia no Estado) também estão no local, junto com representantes da Cet-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) para tentar solucionar o problema.

Mas o principal transporte afetado é o Metrô. A assessoria da empresa afirmou que está suspenso o funcionamento de trens em todas as estações por tempo indeterminado.

Já a assessoria da Supervia, que administra os trens ferroviários, disse que o funcionamto das composições foi afetado por cerca de 10 minutos, mas não há mais problemas.

Falta de Água

A assessoria da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) alertou para os moradores do Rio de Janeiro pouparem água. Isso porque os apagões provocaram o desligamento da Elevatória de Lameirão, que é a principal do sistema Guandu e abastece o Rio. Não há previsão de retorno da elevatória e, mesmo com a normalização do sistema com a volta de luz, a regularização do sistema pode durar três dias. 

Aeroporto e Shoppings

Com a falta de luz, shoppings da cidade também tiveram problemas com o funcionamento do ar condicionado. O problema atingiu os shoppings da zona sul, como o Rio Sul e Botafogo Praia Shopping, além do Barra Shopping, na zona oeste.

O aeroporto Santos Dumont também teve o funcionamento do ar condicionado e dos painéis de voos prejudicado. Um gerador chegou a ser acionado. Segundo a Infraero, o serviço já foi restabelecido e os voos não foram afetados. 

Falta de luz na sexta-feira

Na sexta-feira (10), também houve falta de luz em parte da zona sul da cidade. O problema aconteceu em trechos dos bairros Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Humaitá, Gávea e Lagoa. A Light informou que o problema (ocorrido por cerca de meia hora a partir das 18h30) foi ocasionado por um defeito em um cabo de energia.

    Leia tudo sobre: apagãofurnas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG