Bonezaço no Parque Madureira protesta contra lei que restringe uso de chapéu

Por O Dia | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Lei estadual, que entrou em vigor desde sábado (17), proíbe uso de bonés, gorros e capacetes em estabelecimentos comerciais

Pelo menos 50 pessoas se reuniram durante a tarde de ontem no Parque Madureira para participar do 'bonezaço' - evento que tinha como objetivo protestar contra a lei estadual 6.717/2014, que permite seguranças retirem usuários de bonés, gorros e capacetes de shopping centers e outros estabelecimentos comerciais. A legislação está em vigor desde ontem.

"Essa lei traz uma imensa carga de preconceito contra quem já é tradicionalmente segregado", disse o rapper Marcello Dughettu, de 37 anos. Presidente do Instituto Eixo Rio, ele foi um dos organizadores do encontro, batizado de '#eunãotiromeucap' - 'cap' é a palavra inglesa para designar boné.

"Existe um grau de subjetividade muito grande no texto dessa legislação. O segurança do shopping passa a ter o poder de determinar quem pode e quem não pode ficar no local. Mas quais critérios ele vai utilizar para fazer esse julgamento? Como ele vai determinar se um boné está ou não cobrindo o rosto de uma pessoa? São perguntas que essa lei não responde", concluiu Dughettu.

A lei, de autoria da deputada estadual Lucinha (PSDB), foi sancionada pelo então governador Sérgio Cabral (PMDB) no dia 18 de março. O objetivo é impedir que, por meio da utilização de bonés e gorros, criminosos consigam ocultar o rosto de câmeras de vigilância durante assaltos.

"Esse tipo de legislação não vai resolver o problema da violência. Bandidos cometem crimes com ou sem boné. Além disso, a meu ver esse é um exemplo claro de intervenção indevida do Estado numa questão particular. Uma lei não pode determinar a roupa ou acessório que quero usar. Qual será o próximo passo? Proibir bolsas, mochilas, cordões?", questionou a psicóloga Vanessa Andrade, de 28 anos, que também participou do movimento.

Leia tudo sobre: rio de janeirobonezaçolei

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas