PM do Rio já tem novo comandante

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

José Luís Castro Menezes entra no lugar de Erir da Costa Filho, exonerado do cargo por livrar PMs de punições

Agência Estado

O coronel José Luís Castro Menezes foi anunciado como novo comandante da Polícia Militar do Estado do Rio, em substituição ao coronel Erir da Costa Filho, exonerado do cargo na segunda-feira (5).

Menezes atuava no 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA), na região central do Rio. O secretário estadual de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, vai conceder entrevista para falar sobre a escolha.

Costa Filho perdeu o cargo após divergências sobre documento interno publicado pelo comandante da corporação, concedendo anistia a policiais militares que tinham recebido punições administrativas.

Publicado quinta-feira (1º), o ato administrativo anistiou 325 policiais militares punidos por ações de menor potencial ofensivo, no período de 4 de outubro de 2011 – quando Ribeiro assumiu o cargo – até agora, desagradou Beltrame, que já tinha questionado a decisão. "Da forma como foi colocado, eu não gostei. Precisamos entender e a sociedade mais ainda", disse o secretário na ocasião.

Em nota, a PM explicou que a revogação das punições beneficiava "apenas policiais punidos administrativamente, como em casos de atraso, faltas ou ausências não justificadas". De acordo com a PM, episódios mais graves, como os de de corrupção ou de homicídio, continuam sendo analisados pelo Conselho de Disciplina.


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas