Organização da JMJ transfere eventos de Guaratiba para a praia de Copacabana

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Vigília de jovens, no sábado, e missa com o papa, no domingo, ocorrerão no palco montado em Copacabana

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu transferir a vigília e a missa final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Campus Fidei, em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, para Copacabana, na zona sul do Rio. Local que seria palco dos principais eventos da JMJ, a área de 1,3 milhão de m² sofre com as fortes chuvas que têm castigado a cidade e está completamente enlameada.

Dia do papa:
Em tratamento contra câncer, Oscar Schmidt é abençoado por papa
"Sempre colocam mais água no feijão", diz papa sobre solidariedade brasileira
“Papa trouxe bênção e asfalto para Varginha”, diz moradora da favela
Em encontro com conterrâneos, papa pede que argentinos “vão às ruas”
Frio e chuva não intimidam e fiéis lotam Copacabana à espera do papa

AP
Soldados tentam caminhar na enlameada Guaratiba, nesta quinta-feira

A confirmação do cancelamento partiu do Exército, que faria um treinamento em Guaratiba nesta quinta-feira. Desde o início da semana, a chuva atrapalhou os ensaios para as apresentações artísticas e testes de som para os eventos religiosos previstos para Guaratiba.

Saiba mais sobre a Jornada Mundia da Juventude

Jadson Marques/Futura Press
Soldados chegam a Guaratiba nesta quinta-feira. Chuva impossibilitou que o local seja usado no sábado e domingo

A chuva também atrapalhou alguns artistas que tiveram dificuldade de chegar ao local. Cerca de 2 milhões de fiéis são aguardados para as celebrações.

A mudança de local não vai alterar a programação dos eventos do fim de semana. No sábado, dia da vigília de oração com os jovens e no domingo, dia da missa com o papa Francisco, vão ocorrer 13 shows musicais, com 50 atrações, envolvendo 750 artistas. O papa Francisco deve chegar ao local às 19h de sábado, para um discurso aos jovens, e voltar no domingo, às 10h, para a missa. Veja abaixo imagens dos preparativos para o evento desta quinta-feira em Copacabana:

Papa encerra sua participação na Festa da Acolhida: "Jesus nos espera, Jesus conta conosco". Foto: APPapa fez coro mais uma vez a um dos slogans da JMJ. "Bote fé e a vida terá um sabor novo. Bote fé, bote esperança e bote amor", disse. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressPapa Francisco participa da celebração da Cerimônia de Acolhida, em Copacabana. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressDurante Festa da Acolhida, papa Francisco discursou aos peregrinos: "Fé é maior que o frio e a chuva", disse. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressPapa Francisco chega para Festa da Acolhida, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressA pé, alguns peregrinos pularam grades de proteção para encurtar caminho em Copacabana. Foto: Vivian FernandezMovimentação em Copacabana para o evento com o papa começou cedo. Foto: Vivian FernandezCom trânsito interrompido, peregrinos a pé mudam paisagem de Copacabana. Foto: Vivian FernandezMesmo com frio, alguns peregrinos optaram por usar sandálias. Foto: Vivian FernandezCapa de chuva se tornou peça indispensável para peregrinos da Jornada Mundial da Juventude 2013. Foto: Vivian FernandezFiéis usam bandeiras de seus países nas atividades da Jornada Mundial da Juventude. Foto: Vivian FernandezTemperaturas baixas pegaram peregrinos de surpresa no Rio de Janeiro. Foto: Vivian FernandezPeregrinos chegaram a pé em Copacabana para bêncão do papa. Foto: Vivian FernandezTrânsito foi interrompido nas imediações de Copacabana para a visita do papa. Foto: Vivian FernandezFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Gabriela Bilo/Futura PressFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Roberto Vazquez/Futura PressFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: ReutersFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Roberto Vazquez/Futura PressFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Roberto Vazquez/Futura PressFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Roberto Vazquez/Futura PressFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Roberto Vazquez/Futura PressFiéis enfrentam vento e chuva para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude em Copacabana, zona sul do Rio. Foto: Roberto Vazquez/Futura Press

O Campus Fidei foi erguido em um terreno de 1,362 milhão de metros quadrados. A área fica em uma baixada e, por causa da chuva, concentrou vários bolsões de alagamentos. Para escoar a água, a Dream Factory, empresa responsável pela montagem do local, aumentou a calha de drenagem para os rios da região e reforçou a quantidade de cascalho e brita para tentar evitar o lamaçal.

Roberto Vazquez/Futura Press
Palco montado em Copacabana será usado também no fim de semana

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo no Rio de Janeiro ficará encoberto com chuva até sexta-feira (26) e sol no sábado e domingo. No sábado, segundo o órgão, ainda existe a possibilidade de chuvas isoladas.

* Com informações do O Dia e Agência Brasil

Leia tudo sobre: jmjjmj 2012jornada mundial da juventudepapapapa francisco

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas