Papa usará um jipe aberto em trajeto entre a Catedral Metropolitana até o Teatro Municipal, no centro do Rio

Agência Estado

Uma mudança de última hora no roteiro da chegada do papa Francisco ao Rio de Janeiro, na tarde da próxima segunda-feira (22), incluiu um passeio do pontífice pelo centro do Rio, em jipe aberto, antes de seguir para o Palácio Guanabara, em Laranjeiras (zona sul), sede do governo do Estado, onde será recebido pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades.

Leia também:
Saiba mais no especial da Jornada Mundia da Juventude
Semana da Jornada Mundial da Juventude será de frio, prevê Inmet
Veja como será o dia a dia do papa Francisco na JMJ 2013
Via Sacra será encenada na orla em Copacabana em 13 estações

Papa Francisco acena ao público nesta semana em Roma
AP
Papa Francisco acena ao público nesta semana em Roma

O papa irá de carro fechado da base aérea do Galeão até a Catedral Metropolitana, onde embarcará no jipe aberto. Seguirá pela rua República do Chile, avenida Rio Branco, ruas Araújo Porto Alegre, Graça Aranha, Nilo Peçanha, e de volta à Rio Branco até o Teatro Municipal, onde embarca de novo em carro fechado para o 3º Comando Aéreo Regional (Comar), de onde segue de helicóptero até o Palácio Guanabara.

No centro, o trajeto em carro aberto deve durar no máximo meia hora, entre 17h e 17h30. A ideia inicial era que o papa fosse de papamóvel do Palácio São Joaquim, na Glória, para o Guanabara. Por motivo de segurança, o pontífice não chegará mais de papamóvel à sede do governo estadual. Na semana passada, um protesto em frente ao Palácio Guanabara acabou em confronto entre policiais e manifestantes. Na madrugada de quinta-feira, 18, outro tumulto, com saques e depredações, aconteceu depois de manifestação na porta da casa do governador, no Leblon (zona sul).

Segundo um integrante da organização da JMJ , o passeio de papamóvel pelo centro servirá como "termômetro" para os outros trajetos do pontífice no carro especial. O plano é que Francisco chegue de papamóvel ao Hospital São Francisco, na Tijuca (zona norte), na quarta-feira, dia 24, ao Palácio da Cidade, no dia 25, e ao Teatro Municipal, no dia 27.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.