Aeroporto Santos Dumont fica sem energia por 19 minutos

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Problema elétrico ocorreu entre 6h45 e 7h04 e afetou funcionamento do sistema de ar condicionado, esteiras e escadas rolantes

Agência Estado

Pela segunda vez nesta semana, o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, voltou a ficar sem energia elétrica na manhã desta sexta-feira, 7. O problema ocorreu entre 6h45 e 7h04, e afetou o funcionamento dos sistemas de ar condicionado, esteiras e escadas rolantes. O aeroporto também apresentou falta de luz na última quarta-feira, 5.

Em nota, a Infraero informou que o incidente de hoje "ocorreu em virtude de oscilação no sistema da concessionária responsável pela distribuição de energia. Cabe ressaltar que os geradores e no-breaks do aeroporto passaram a funcionar imediatamente após a interrupção do fornecimento, alimentando os sistemas essenciais para a manutenção da segurança das operações do aeroporto e evitando impactos em pousos e decolagens".

Segundo a estatal, "são considerados essenciais para a normalidade das operações do aeroporto os sistemas da torre de controle, de navegação aérea, de balizamento de pistas e ainda iluminação parcial do terminal de passageiros, além dos sistemas de check-in".

A nota da Infraero diz ainda que os sistemas de ar condicionado, esteiras e escadas rolantes "são desligados automaticamente e religados manualmente com o retorno do fornecimento de energia. Esse procedimento é necessário para evitar danos aos equipamentos, o que poderia causar transtornos maiores aos passageiros e usuários do terminal. No caso em questão, os sistemas foram restabelecidos gradualmente, operando normalmente".

O Santos Dumont opera visualmente desde o início da manhã para manobras de pousos e decolagens. De acordo com a página da estatal na internet, dos 36 voos programados para decolar do Santos Dumont das 6h (início das operações) às 9h, apenas um (2,8%) foi cancelado.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, também opera normalmente. Dos 25 voos domésticos previstos de meia-noite às 9h, dois (8%) foram cancelados. Não houve qualquer problema com as sete partidas internacionais ocorridas no período.

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas