Confira o que abre e fecha no feriadão de carnaval no Rio

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Serviços e transportes terão esquema diferenciado de funcionamento no feriado

O feriadão do carnaval, que tem início neste sábado (8), altera o horário de funcionamento de diversos estabelecimentos no Rio de Janeiro. Além disso, a prestação de serviços à população nas repartições públicas municipais terá um esquema especial. Veja abaixo:

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os bancos estarão fechados para atendimento ao público na segunda (11) e terça-feira (12), reabrindo a partir das 12 horas de quarta-feira (13).

Correios
No sábado (18), o funcionamento dos Correios será normal. De domingo a terça-feira, apenas a agência do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, funcionará das 8h às 15h30. Na quarta-feira (22), as agências abrem a partir das 12h.

Divulgação
A Marquês de Sapucaí

Supermercados
Segundo a Associação de Supermercados do estado do Rio (Asserje) o horário de fechamento dos estabelecimentos será facultativo.

Trens
A SuperVia, concessionária que administra os trens do Rio de Janeiro, informou que o sistema ferroviário vai funcionar em esquema especial, de 24h, com as composições saindo da Central do Brasil para Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna.

As demais estações estarão abertas apenas para desembarque. Nos dias 9 e 10 de fevereiro, além dos trens extras, a circulação será feita de acordo com a oferta regular de fins de semana. Já na segunda e terça-feira, dias 11 e 12, a operação será de acordo com grade horária de domingos, além dos extras.

Mais do feriado:
Feriado de carnaval deve ter clima de verão na maior parte do Brasil
Polícia rodoviária reforça fiscalização nas estradas federais durante o carnaval
- Abre e fecha: Veja o que funciona no feriado de carnaval
Veja o que abre e fecha no carnaval em Porto Alegre
Veja o que abre e fecha em São Paulo no carnaval
Veja o que abre e fecha no carnaval em Belo Horizonte
Confira o que abre e fecha no feriadão de carnaval no Rio

Metrô
Em esquema especial para o carnaval vai colocar os vagões em funcionamento ininterruptamente entre a sexta-feira (08) e terça (12).  O esquema abrange as Linhas 1 e 2, que abrirão às 5h do dia 8 e só fecharão às 23h do dia 12. As estações Catete, Presidente Vargas, e Maracanã estarão de fora do horário especial e ficarão fechadas da meia-noite de sexta, dia 08, até as 05h do sábado, dia 09. No sábado, dia 09, essas mesmas estações fecharão novamente à meia noite e só reabrirão às 05h de quarta-feira, dia 13.

As Estações Central, Praça Onze eIpanema/General Osório terão o horário de funcionamento estendido até as 02h da manhã de quarta-feira. O MetrôRio reabre normalmente às 5h da Quarta-feira de Cinzas, dia 13.

Na sexta-feira, dia 08, os trens da Linha 2 operarão de Pavuna a Botafogo até o meio-dia de sábado, dia 09. A partir do meio-dia de sábado, quem embarcar na Linha 2, poderá ir de Pavuna a Ipanema/General Osório, sem necessidade de transferência, até as 23h de terça-feira.

Transito e pontos turísticos

A partir de sábado, dia 9 de fevereiro, a avenida Rodrigues Alves será fechada no sentido do Viaduto do Gasômetro para a passagem dos carros alegóricos e a segunda pista da Rodrigues Alves, na altura do Píer Mauá, junto à calçada, em frente à sede da Polícia Federal, serão implantadas áreas de embarque e desembaque de táxis convencionais. O local estará sinalizado para ordenar a chegada de 20 navios, recorde para o período, que trarão 100 mil passageiros ao Rio de Janeiro até a quarta-feira de cinzas.

No esquema montado pela prefeitura, ônibus de linhas regulares farão parada para atender os passageiros em frente ao prédio da Polícia Federal. Já os ônibus de turismo e táxis especiais estarão posicionados na parte interna do Cais do Porto.

A operação especial também será levada ao Pão de Açúcar e ao Corcovado, das 8h às 18h. No Pão de Açúcar, o ponto de táxi foi retirado do local e o embarque e desembarque de vans e ônibus de turismo feito em locais determinados, com apoio de guardas municipais e operadores da CET-Rio.

No Corcovado, as subidas de carros particulares até as Paineiras foram limitadas a 150 veículos por vez, que poderão passar do bloqueio montado na altura do acesso ao Mirante Dona Marta e estacionar nas vagas disponíveis. Táxis estão autorizados a acessar o local para realizar o desembarque e retornam. Os veículos de turismo contam com estacionamento exclusivo junto ao Hotel das Paineiras.

A nova operação também trouxe mudanças para o entorno da estação de trem. Os ônibus de turismo passaram a utilizar o terminal de ônibus urbanos na Rua Cosme Velho e os táxis agora têm área de embarque e desembarque fixada no antigo local de parada de ônibus de turismo, em frente à estação de trem.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) organizou um esquema especial de atendimento para os foliões durante o carnaval. Serão montados postos de atendimento médico, com ambulâncias à disposição, e técnicos da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária atuarão no Sambódromo. Além disso, os hospitais de emergência estarão de prontidão. Veja abaixo a lista completa com o funcionamento das unidades de saúde.

Unidades que funcionarão 24 horas:
- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
- Hospital Municipal Rocha Maia - Botafogo
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
- Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque – Centro
- Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho
- Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
- UIS Arthur Villaboim – Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará
- UPA Sepetiba
- UPA Paciência
- UPA Magalhães Bastos
- UPA Rocha Miranda
- Coordenação de Emergência Regional: Centro
- Coordenação de Emergência Regional: Leblon
- Coordenação de Emergência Regional: Barra

Limpeza
A Comlurb preparou um grande esquema de trabalho que envolve 1.070 trabalhadores por dia, entre garis e outros profissionais na limpeza durante a folia, de quinta-feira (07) a segunda-feira (18). Desse total, mais de 300 garis farão, diariamente, a limpeza após a passagem dos blocos, e 600 garis e outros profissionais serão responsáveis por fazer a limpeza diurna e noturna do Sambódromo, incluindo os setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde, Passarela do Samba e Terreirão do Samba. Neste ano haverá um desfile a mais na sexta-feira, dia 08/02, do Grupo de Acesso. Outros 50 garis vão atuar na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, e 120 garis na Lapa, Cinelândia e Avenida Rio Branco, onde também haverá desfile.

Além disso, a Companhia colocará 1.100 contêineres para descarte dos resíduos na Passarela e 100 contêineres no Terreirão do Samba.

Para a limpeza do Sambódromo e imediações, os garis terão o apoio diário de 60 máquinas e equipamentos, entre caminhões basculantes e compactadores, pipas d'água, pás carregadeiras e mini-varredeiras.

Leia tudo sobre: feriadorio de janeirocarnavalabre e fecha

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas