Neurocirurgião confirma que dava plantões no lugar de Adão Crespo no Rio

Por Agência Estado |

compartilhe

Tamanho do texto

Carlos Augusto Borges disse à polícia que a troca era informal e o próprio Adão assinava, depois, o livro de ponto, como se houvesse trabalhado, mas repassava o valor ao colega

Agência Estado

Agência Estado

Em depoimento nesta quinta-feira à Polícia Civil do Rio, o neurocirurgião Carlos Augusto Borges afirmou que fazia plantões no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier (zona norte), no lugar do também neurocirurgião Adão Crespo Gonçalves. Como a troca era informal, o próprio Adão assinava, depois, o livro de ponto, como se houvesse trabalhado, mas repassava ao colega o valor ganho. Carlos Augusto se aposentou em setembro e desde então deixou de substituir o colega.

Médico do caso Adrielly não comparece a plantões há 5 anos em hospital do Rio

Maíra Coelho / Agência O Dia
Médico Adão Crespo dos Santos é acusado pela família de omissão de socorro

Na noite de 24 de dezembro, Adão faltou ao plantão e o hospital ficou sem médico neurocirurgião. À 0h15, a estudante Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos, foi baleada na cabeça e levada ao Salgado Filho, mas, devido à falta de médico, teve de esperar oito horas para ser atendida. Ela morreu em 4 de janeiro.

Adão foi indiciado por omissão de socorro. À polícia ele afirmou que não comparecia aos plantões havia mais de um mês por discordar das condições de trabalho. O médico avisou ao chefe do setor de neurocirurgia do hospital que não iria trabalhar, mas foi avisado de que não teria substituto. Outro neurocirurgião, Fernando Andrade, também contou à polícia que chegou a substituir Adão durante os plantões. A Polícia Civil investiga os médicos por crime contra a administração pública.

Leia também:
Médico que faltou a plantão no Rio de Janeiro será indiciado por estelionato
Morre menina que ficou oito horas esperando por cirurgia no Rio
Médico de hospital no Rio diz que faltou a plantão por discordar de escala

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas