Secretário de Saúde é internado após tentar combater incêndio no Rio

Sérgio Côrtes chegou a retirar as duas filhas e a esposa de sua cobertura, na Lagoa. Ele desmaiou após inalar alta quantidade de fumaça

O Dia | - Atualizada às

Alexandre Vieira / Agência O Dia
Incêndio atingiu cobertura de secretário na Lagoa, no Rio de Janeiro

O secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes, está internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul, onde deu entrada desacordado por volta das 3h30 desta sexta-feira. Côrtes, que é médico e já foi bombeiro, tentou apagar um incêndio em sua cobertura na rua Borges de Medeiros, na Lagoa.

Leia também:  Estudante foi morto com quatro facadas em república no Rio

Ele sofreu um corte no pé e aspirou muita fumaça, desmaiando. Côrtes foi socorrido por bombeiros e, segundo o comandante da corporação, coronel Sérgio Simões, o secretário está fora de perigo, porém permaneceria internado em observação.

"Ele já está lúcido, medicado e vai ser monitorado porque está com irritações nas via aéreas devido a quantidade de fumaça que inalou. Provavelmente vai passar o dia aqui', contou Simões, ao sair do Samaritano, após visitar Côrtes. O secretário chegou a retirar as duas filhas e a esposa do imóvel, que tem dois andares.

Como o fogo estava no andar superior - que foi totalmente destruído, segundo o tenente-coronel bombeiro Victor Lourenço - o secretário retornou ao prédio para tentar debelar as chamas, quando desmaiou por causa da fumaça. Ainda segundo o oficial, os procedimentos tomados por ele foram fundamentais para que as chamas não se espalhassem pelo prédio, que não precisou ser evacuado.

Perícias do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil vão investigar a causa do incêndio. Bombeiros de quatro batalhões: Gávea, Copacabana, Humaitá e Centro, com auxílio de uma escada magirus, conseguiram controlar as chamas cerca de 40 minutos depois do início do incêndio, que começou por volta das 3h.

Depósito pega fogo

Cerca de 500 carros velhos e carcaças de automóveis foram consumidos por um incêndio no depósito do Detran e da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis na avenida Brasil, saída da Rodovia Presidente Dutra, em Irajá, na zona norte, na madrugada de sexta-feira.

Segundo PMs, um grupo de usuário de crack teria provocado o incêndio ao fazer uma fogueira do lado de fora do depósito e o vento espalhou as chamas até os carros. Bombeiros controlaram o fogo e não houve feridos.

*reportagem de Flávio Araújo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG