Santa Casa de Barra Mansa tinha 36 enfermeiros ilegais, diz Coren do Rio

Aposentada morreu no hospital após um suposto erro de uma técnica de enfermagem, que teria injetado sopa na veia da paciente

Agência Estado |

Agência Estado

Fiscalização realizada em agosto pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e pelo Ministério Público do Rio havia constatado que 36 pessoas exerciam ilegalmente a profissão na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, no sul fluminense, onde uma aposentada morreu no último domingo após um suposto erro de uma técnica de enfermagem.

Leia também:  Família de mulher morta após receber sopa na veia vai processar hospital

Os funcionários tinham registros provisórios, e não definitivos, como exige o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Nesta quinta-feira, o Coren recebeu da Santa Casa de Misericórdia o nome da técnica de enfermagem suspeita de ter injetado sopa na veia da aposentada Ilda Vitor Maciel, de 88 anos. A paciente estava internada desde o dia 27 de setembro, após ter sofrido um derrame cerebral.

O hospital afirma que a morte não tem relação com a troca de sondas, ocorrida 12 horas antes. A alimentação, que deveria ter sido injetada pelo nariz para seguir até o estômago por um tubo, foi colocada direto na veia da paciente. O erro foi denunciado por parentes.

O laudo da necropsia, que deverá apontar a causa, só ficará pronto em um mês. A aposentada sofreu convulsões e embolia pulmonar. A Santa Casa de Misericórdia foi notificada pelo Coren-RJ a apresentar até segunda-feira (15) toda a documentação referente ao atendimento.

"Agora, vamos iniciar o procedimento para comprovar se de fato houve erro e se ele contribuiu para a morte", disse a coordenadora de Fiscalização do Coren, Ana Tereza Souza. De acordo com o conselho, havia apenas um enfermeiro supervisor para todo o hospital, que tem 200 leitos, e três técnicos de enfermagem de plantão no domingo.

    Leia tudo sobre: erro médicosopa na veiabarra mansa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG