Pavimentação da estrada Paraty-Cunha começa este mês

Ibama concedeu licença para a instalação da obra que passará pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina

Agência Estado * |

Agência Estado

Prometida há décadas, a pavimentação da estrada Paraty-Cunha começa este mês, mas só ficará pronta em julho de 2014, de acordo com cronograma apresentado nesta terça-feira (9) pelo governo estadual do Rio. Na sexta-feira (05), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença de instalação para a obra no trecho de 9,4 quilômetros que fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Divulgação
Mapa com a localização da estrada Paraty-Cunha

Haverá cobrança de uma taxa por veículo que atravessar a via. No entanto, o valor ainda não foi definido. O subsecretário estadual de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, disse que a taxa deverá ficar em torno de R$ 10, mas isso ainda depende da tramitação de uma autorização legislativa. O objetivo, de acordo com Loureiro, é reduzir o tráfego "desnecessário". Os recursos serão destinados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e deverão ser aplicados no parque.

A exemplo da Capelinha-Mauá, na Região do Médio Paraíba, já implantada, a Paraty-Cunha vai seguir o conceito de estrada-parque, com o uso de asfalto menos poluente, a preservação do curso de rios e córregos e a criação de travessias aéreas e subterrâneas para animais. Com a rodovia, a distância entre Paraty e Cunha será encurtada em 270 quilômetros, facilitando o acesso ao Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. 

A estrada também servirá de rota de fuga em caso de acidente nuclear em Angra dos Reis. Por isso, parte dos recursos para financiar as obras e os projetos ambientais, orçados em R$ 80 milhões, será proveniente da Eletronuclear. O restante virá do empréstimo conseguido pelo governo do Estado junto à Comissão Andina de Fomento (CAF).

* com informações de iG Rio de Janeiro

    Leia tudo sobre: estradaparatyparaty-cunha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG