'A polícia veio para ficar', diz Cabral durante inauguração da UPP da Rocinha

Beltrame comparou inauguração da unidade a Revolução Farroupilha do século 19 e cujo dia é comemorado hoje: "Por que a comunidade não pode comemorar sua liberdade no mesmo dia", disse.

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Divulgação
Policiais militares na inauguração da UPP da Rocinha

Na presença do governador Sérgio Cabral (PMDB), foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (20) a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro. Além de 700 policiais, o posto contará com o auxílio de cem câmeras.

Cabral pediu apoio dos moradores para que a iniciativa dê certo: "A polícia veio para ficar e os moradores não podem permitir que essa conquista deixe de existir. Conquistamos mais este território com nossa política de segurança. A população respira um novo ar, uma nova vida, desde que as forcas de pacificação entraram na Rocinha, em novembro de 2011", disse.

Leia também: UPP da favela da Rocinha será inaugurada nesta quinta-feira

O governador também elogiou os PMs que participaram da operação: "Esses policiais são verdadeiros heróis e merecem o nosso reconhecimento".

Divulgação
Governador Sérgio Cabral discursa durante a inauguração da UPP Rocinha

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, comparou a inauguração da UPP da Rocinha com a Revolução Farroupilha, que tem seu dia comemorado hoje. 

" Hoje é o Dia da Revolução Farroupilha e por que esta comunidade não pode comemorar sua liberdade neste mesmo dia?", disse Beltrame. A Revolução Farroupilha foi um movimento contra o governo imperial no Brasil no século 19 e que eclodiu no Rio Grande do Sul, Estado onde nasceu o próprio secretário.

Beltrame defendeu a política de UPPs. Com a da Rocinha, já são 28 na capital.

"Nós temos acertos e desacertos, mas vemos que os resultados das UPPs são muito positivos", afirmou.

O ex-jogador Zico, atual técnico da seleção do Iraque, participou da cerimônia de inauguração da UPP na Rocinha.

A UPP da Rocinha contará com 700 policiais militares que vão patrulhar 25 subcomunidades distribuídas pelos 840 mil metros quadrados beneficiando mais de 69 mil moradores.

Divulgação
Ex-jogador Zico com o governador Sérgio Cabral na Rocinha

    Leia tudo sobre: UPPRocinha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG