Rio tem o dia mais quente do ano. Máxima chegou a 41,2ºC

Tempo, no entanto, vai mudar. Frente fria chega à cidade amanhã e deve trazer chuva

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às


Carlo Wrede/Agência O Dia
Termômetro marca 45ºC na região central da cidade. Medidor de rua, no entanto, não serve como avaliação oficial


A cidade do Rio de Janeiro registrou nesta quarta-feira (19) o dia mais quente do ano mesmo estando no inverno. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima chegou a 41,2ºC no bairro de Santa Cruz, na zona oeste.

Leia também : São Paulo tem a madrugada mais quente em 33 anos

De acordo com o Inmet, a última vez que o inverno registrou o dia mais quente do ano no Rio foi em 1997 quando a máxima chegou a 42,4ºC no dia 9 de setembro. A estação termina no próximo sábado (22).

Na Praça Mauá, no centro, a temperatura máxima das 15 horas foi de 40,1ºC, também recorde para este ano. O recorde anterior era de 39,0ºC, em 25 de janeiro.

Clima : Veja a previsão do tempo para a sua cidade

O calor de 40ºC foi sentido em várias áreas do Grande Rio. O Inmet registrou hoje 40,2ºC na Vila Militar, na zona oeste da capital e 40,6ºC em Seropédica, na Baixada Fluminense.

Fábio Gonçalves / Agência O Dia
Calor lota a praia do Arpoador, na zona sul


No Estácio, na região central, um termômetro de rua marcou 45ºC no início da tarde. Esse medidor, no entanto, não serve como avaliação oficial.

O aeroporto de Jacarepaguá registrou 41ºC, às 13h. No Campo dos Afonsos, na zona oeste, a temperatura chegou aos 40ºC, no mesmo horário, mas que persistia até 16h.

Leia tambémAgosto de 2012 é o segundo mês mais quente da história

Na região do aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, na zona norte, a temperatura também bateu nos 40ºC, às 2 horas da tarde e esse calor continuava até 16h.

A maior temperatura registrada no Rio antes do calor infernal desta tarde era de 39,8ºC, na Vila Militar, em 2 de março.

Amanhã, de acordo com o site Climatempo, o tempo muda no Rio de Janeiro com a chegada de uma frente fria. Além de chuva, que pode ser forte, a frente fria vai trazer muitas nuvens e ventos frios que vão ajudar a baixar o calor. Mas a sensação amanhã ainda será de abafamento na maior parte do dia.

A madrugada desta quinta-feira será extremamente quente, talvez a mais abafada do ano. Há risco de ventania. A chuva e queda da temperatura continuam na sexta-feira e no fim de semana.

    Leia tudo sobre: climatempocalorrio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG