Quase 6 mil litros de óleo vazam em rio afluente do Paraíba do Sul (RJ)

Acidente foi provocado por carreta que tombou em rodovia e levou os detritos para o rio São Francisco, no município de Sapucaia, no Sul Fluminense

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Entre cinco a seis mil litros de óleo vazaram na tarde da última segunda-feira (20) no rio São Francisco, em Sapucaia, no Sul Fluminense. O rio é um afluente do Paraíba do Sul, o maior do Estado.

O acidente aconteceu às 16h27 quando uma carreta tombou no km 26 da BR-116 (Rio-Teresópolis), no município de Sapucaia. O motorista do veículo, José Marcos Benites, ficou ferido e foi levado a um hospital da cidade.

De acordo com os técnicos do Serviço de Operação em Emergências Ambientais (Sopea) do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) ainda não é possível saber o total de óleo combustível que vazou.

Estudos preliminares indicam que dificilmente o poluente deva chegar ao Paraíba do Sul. A presidente do Inea, Marilene Ramos, orientou as equipes que fossem instaladas barreiras e outros equipamentos para conter o combustível vazado. Técnicos do Inea fazem vistorias no Paraíba do Sul.

A carreta tem capacidade de transportar 46 mil litros de óleo e foi abastecida no posto Ipiranga, em Duque de Caxias. Ela seguia para o posto de gasolina Timbozão, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O Inea já conseguiu retirar dos tanques da carreta 40 mil litros.

    Leia tudo sobre: vazamento de óleoparaíba do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG