Manifestação de motociclistas tornou trânsito caótico no centro do Rio

Motoboys protestaram na manhã desta sexta-feira (3) contra nova lei que adota normas rígidas para o exercício da profissão

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Cerca de 200 motociclistas protestaram na manhã desta sexta-feira (3), no centro do Rio de Janeiro, e o trânsito que já é complicado na região ficou caótico. 

Protestos: Motoboys bloqueiam avenidas de São Paulo contra início de nova fiscalização

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, após ocuparem a pista lateral da avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, os manifestantes ocuparam a avenida Rio Branco, no centro. Depois, foram em direção à zona sul, onde chegaram a ocupar uma faixa da Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na altura do Fluminense, no sentido Botafogo.  As retenções se estendem à avenida 31 de Março, na entrada do túnel Santa Bárbara. 

Apesar dos congestionamentos ocasionados pela manhã, no início da tarde o trânsito seguia intenso, mas sem lentidões nesses locais. 

Luiz Roberto Lima/Futura Press
Protesto começou na praça da Bandeira e seguiu pela avenida Presidente Vargas, no centro do Rio


Protesto

O protesto é contra à resolução 356 do Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) que adota normas mais rígidas para motoboys no País, como o uso de coletes sinalizadores e um curso de segurança obrigatório  (conheça as novas regras) . De acordo com o Ministério das Cidades, quem quiser ser motoboy precisará ter, no mínimo, 21 anos completos, ser habilitado há pelo menos dois anos na carteira de habilitação tipo “A”.

Contran adia para fevereiro de 2013 a obrigatoriedade de curso para motoboys

A nova legislação proíbe o motofrete para transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água mineral. O profissional de mototáxi e motofrete que não se adequar às exigências da resolução 356 poderá receber multa e ter o veículo apreendido.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG