Exército deixa o Alemão e mais duas UPPs são inauguradas na região

Empresário Eike Batista financiou a construção das unidades. Polícia Militar será responsável por policiamento

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Futura Press
UPPs inauguradas nesta segunda-feira (9) foram financiadas por Eike Batista e custaram pouco mais de R$ 2,8 milhões

As sedes administrativas das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) Fazendinha e Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, foram inauguradas nesta segunda-feira (9). As inaugurações coincidiram com a saída definitiva das tropas do Exército, que estavam desde novembro de 2010 nos complexos da Penha e do Alemão. 

As duas unidades foram construídas e mobiliadas com recursos da empresa EBX, do empresário Eike Batista. Os investimentos ultrapassam os R$ 2,8 milhões. Com isso, agora são seis unidades na região. Outras duas devem ser inauguradas ainda neste mês. 

Leia também"Não vou sentir saudades do Alemão", afirma militar do Exército

Ao todo, 660 policiais militares irão atender cerca de 40 mil moradores de 16 comunidades por essas UPPs.

Agência O Globo
Ministro da Defesa Celso Amorim participou de solenidade que marcou saída definitiva do Exército da região

Participaram das inaugurações o governador Sérgio Cabral (PMDB), o secretário de Segurança Publica, José Mariano Beltrame e o comandante militar do Leste, o general Adriano Pereira Júnior. 

Logo depois, com a chegada do ministro da Defesa Celso Amorim, foi realizada uma solenidade para marcar a saída do Exército dos complexos do Alemão e da Penha, que agora será patrulhado somente pela Polícia Militar. 

Desde março deste ano os militares deixam aos poucos as comunidades , que foram ocupadas durante a megaoperação realizada em novembro de 2010. 

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG