Promotoria denuncia 2 PMs suspeitos de facilitar fuga de miliciano no Rio

Apontado como integrante de uma das maiores milícias do Rio, ex-PM Carlos Ary Ribeiro, conseguiu escapar de presídio pelo buraco de um ar-condicionado em setembro

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

Agência O Globo
Festa realizada pelo ex-PM Carlão em presídio no Rio

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro denunciou na última quinta-feira (28) um capitão e um cabo da Polícia Militar suspeitos de terem facilitado a fuga do ex-PM Carlos Ary Ribeiro, o Carlão, do Batalhão Especial Prisonal (BEP), em setembro do ano passado.

Leia também : PM abre sindicância para apurar festa em presídio destinado a policiais

Carlão é apontado como um dos principais membros da milícia Liga da Justiça, que atua na zona oeste da capital. No período em que esteve preso, o ex-PM chegou a realizar uma festa dentro do BEP.

De acordo com as investigações, com a suposta facilitação dos policiais, Carlão conseguiu ter acesso a um pátio do presídio, destinado a PMs envolvidos em crimes, por meio do buraco de um ar condicionado e fugiu pulando um muro usando uma corda.

Segundo a PM, os dois policiais denunciados não estão presos porque não houve determinação da Justiça.

Leia também : Miliciano foge de presídio no Rio de Janeiro

A denúncia informou que o capitão teria cometido falhas em sua função de fiscalizar os internos. De acordo com o documento, o oficial não teria realizado a conferência de rotina dos presos. Apesar de ser o detentor das chaves das celas, ele não teria trancado as galerias, deixando as mesmas abertas e sem carcereiros. 

Já o cabo, escalado como carcereiro, se ausentou da galeria onde estava Carlão antes da realização de conferência e trancamento da mesma pelo capitão. 

Na cela de Carlão, foi achado um computador. Corre em segredo de Justiça um processo sobre a quebra de sigilo da memória do aparelho.

    Leia tudo sobre: milíciaLiga da JustiçaCarlos Ary Ribeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG