Inauguradas as duas primeiras UPPs do Complexo da Penha

Morros da Chatuba e Fé/Sereno vão ser policiados por 400 policiais militares

iG Rio de Janeiro |

Bruno Itan
As UPPs da Chatuba e Fé/Sereno vão contar com um efetivo total de 400 PMs

Foram inauguradas nesta quarta-feira (27) as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) dos morros da Chatuba e Fé/Sereno, no Complexo da Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Essas são a 24ª e 25ª UPPs da capital fluminense e, juntas, vão contar com um efetivo total de 400 policiais militares.

Clarice Castro
Sérgio Cabral participou da inauguração das duas primeiras UPPs do Complexo da Penha

A UPP Chatuba será comandada pelo capitão Bruno Leite. Os 230 PMs da unidade vão realizar o patrulhamento ostensivo em quatro áreas da comunidade: Parque Proletário do Grotão, Caixa D’água, Caracol e Laudelino Freire. A sede foi instalada ao lado da quadra poliesportiva da favela.

Já a UPP Fé/Sereno contará com 170 PMs comandados pelo capitão Leo Ludolff. Os agentes também vão ser responsáveis pelo policiamento nas comunidades Paz, Frei Gaspar e Maturaca. Ludolff está há dez anos na PM e exerceu por cinco meses o posto de subcomandante da UPP São Carlos.

“Hoje começa um novo momento para as comunidades da Penha. A relação entre a população e os policiais será traduzida em paz no dia a dia”, disse o governador Sérgio Cabral , durante a cerimônia de inauguração das UPPs.

O vizinho Complexo do Alemão já possui quatro UPPs. São elas: Fazendinha , Nova Brasília , Adeus/Baiana e Alemão/Pedra do Sapo . De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança, até o fim de julho, as favelas Vila Cruzeiro e Parque Proletário, localizadas no Complexo da Penha, receberão as duas últimas UPPs previstas para a região, totalizando as oito prometidas .

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG