Imagine isso na Copa...

Hit na web, vídeo “O Jeitinho Carioca” reproduz situações recorrentes e mazelas reais da cidade, como atuação de flanelinhas e bueiros que explodem. Comente

Beatriz Merched e Carla Falcão , iG Rio de Janeiro |

Novo hit da web, o divertido vídeo “Jeitinho Carioca” , que teve mais de 400 mil visualizações desde que foi postado no You Tube, nessa segunda-feira (25), traz à tona um bordão já incorporado à vida dos cariocas: “Imagine isso na Copa”. A frase é usada pela população da capital fluminense sempre que alguma mazela do Rio incomoda os cariocas. 

De ônibus lotados a alagamentos provocados por temporais, o curta mostra inúmeros transtornos enfrentados pelos moradores da cidade. O primeiro tema abordado é o valor dos aluguéis na capital fluminense, que vem subindo acima da média nacional, entre outras razões, por conta da especulação imobiliária provocada pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas.


Leia também:

Aluguel que mais subiu na América é na Rua Garcia D´Avila

Rio tem aluguel comercial mais caro do País

"Jeitinho Carioca" zomba ainda da lotação dos meios de transporte da cidade e da atuação de flanelinhas , que ameaçam riscar os carros de quem se recusa a pagar pelo “serviço” de proteção aos veículos.

Uma das novas manias dos cariocas – desviar de bueiros – também é retratada no filme, que brinca ainda com a lotação dos blocos de carnaval e a falta de banheiros químicos  que levou mais de 100 pessoas a serem presas por urinar nas ruas da cidade durante o feriado

O vídeo não aborda, entretanto, outros problemas recorrentes na capital fluminense, como a violência , os congestionamentos e a falta de hotéis e táxis durante grandes eventos como a Rio+20 . Mas, depois do sucesso do "Jeitinho Carioca", os produtores já estudam a possibilidade de filmar um segundo vídeo.

Produzido pela 2Olhares e Makulelê, de Lucas Saldanha, Mariana Jannuzzi, Marcelo Feijó e Thaissa Castelo Branco, o filme foi Inspirado no curta americano “Shit New Yorkers say", que mostra os bordões usados pelos moradores da ilha de Manhattan, em Nova York.

Segundo o produtor cinematográfico Lucas Saldanha, da 2Olhares, "Jeitinho Carioca" é perfeito para chamar atenção para os problemas e para o bom humor que o carioca tem para relevar os dramas do cotidiano. “A gente sabe dos inúmeros problemas, mas sempre encontramos um jeito de passar por cima de tudo e viver cada momento com intensidade. O Rio de Janeiro é uma cidade caricata”, diz Lucas que, assim como os outros 4 amigos, mora na zona sul, região retratada no filme.

Leia mais:

Rio+20 lota hotéis e atrapalha planos do UFC

Homens são presos após perseguição na zona sul

Veja o vídeo “Shit New Yorkers say", que inspirou "Jeitinho Carioca":

    Leia tudo sobre: Rio de JaneiroRio20bueirosflanelinhasJeitinho carioca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG