Índios fazem protesto no BNDES e são recebidos por vice-presidente do órgão

Manifestantes questionaram projetos financiados pelo banco em áreas indígenas

iG Rio de Janeiro |

Gabriel de Paiva/Agência O Globo
Índio em frente à sede do BNDES, no centro carioca
Um grupo de índios fez uma manifestação em frente à sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), no centro do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (18).

Os indígenas ocuparam o jardim do edíficio e uma comissão formada por 12 representantes dos manifestantes foi recebida pelo vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz,

Durante a reunião, que durou cerca de uma hora e transcorreu em clima cordial, os índios questionaram o impacto, em suas comunidades, de projetos financiados pela instituição. Ferraz considerou importante a chance de o Banco ter contato direto com os líderes indígenas, que também elogiaram a oportunidade de diálogo.

Ficou acertada a formação de uma comissão de cinco representantes indígenas, que será recebida para uma nova reunião, provavelmente em julho, também na sede do BNDES. O objetivo é que as lideranças e o Banco elaborem uma agenda de trabalho conjunta.

Em razão da manifestação dos índios, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio interditou temporariamente a avenida República do Chile, sentido avenida Rio Branco, no Centro, na altura da sede no BNDES,

    Leia tudo sobre: índiosBNDES

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG