Justiça condena acusado de estuprar menina de 12 anos em ônibus

Suspeito pegou 16 anos de cadeia. Crime ocorreu em fevereiro na zona sul carioca

iG Rio de Janeiro | - Atualizada às

O juiz Luciano da Silva Barreto, da 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou Paulo Roberto da Silva Dias a 16 anos e três meses de prisão pelo estupro e roubo de uma menina de 12 anos num ônibus da linha 162 (Glória-Leblon). O crime ocorreu no dia 15 de fevereiro deste ano, por volta das 12h20, quando o ônibus passava pela Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, na zona sul da capital.

Leia também : Menina de 12 anos é estuprada em ônibus no Rio

A adolescente, que havia saído da escola e voltava para casa, estava sentada na parte da frente do veículo. O criminoso sentou-se ao seu lado e, simulando estar armado, ordenou que a jovem entregasse seus pertences, caso contrário lhe daria “um tiro na cara”. Depois de passar o cordão, relógio, brincos, celular e dinheiro, a menina foi forçada a ir para o último banco, onde foi estuprada. No ônibus só havia três pessoas.

Em seu interrogatório, Paulo Roberto negou ter praticado os crimes, mas foi reconhecido pela vítima e pelo motorista. O criminoso, que tem outras 10 anotações, incluindo cinco condenações por roubo e tráfico de drogas, fora colocado em liberdade condicional dois dias antes do ataque à adolescente. Ele foi preso 20 dias depois, ao tentar assaltar outras duas jovens, também em um coletivo.

Na sentença, o juiz Luciano Barreto escreveu que a reprovabilidade da conduta do réu é exacerbada, demonstrando que pauta a sua vida para a prática de crimes. “No caso em apreciação, pasma a audácia do acusado ao praticar os atos libidinosos, diversos da conjunção carnal, dentro de um coletivo em movimento e onde se encontravam outras pessoas, que poderiam ter visto aquela odiosa cena”, afirmouo magistrado.

Denunciado por estupro e roubo, Paulo Roberto foi condenado, respectivamente, a penas de 10 anos e 10 meses e cinco anos e cinco meses por cada um dos crimes, além do pagamento de 11 dias-multa. O valor de cada dia multa é fixado em 1/30 do salário mínimo vigente à época do fato, e atualizado por índice oficial de correção, até o seu efetivo pagamento.

    Leia tudo sobre: estupro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG