Helicóptero pousa na Praia de Copacabana para prender assaltantes

Agentes realizam treinamento de segurança em aeronave para a Rio+20 quando avistaram grupo de turistas sendo assaltado

Bruna Fantti, iG Rio de Janeiro |

Um grupo de policias civis, federais e militares que voltava de helicóptero de um treinamento conjunto de segurança para a Rio+20 protagonizou na manhã desta quarta-feira (6) uma cena fora do comum: um pouso de helicóptero na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio, para prender quatro homens que haviam acabado de assaltar um grupo de turistas chineses.

A manobra de pouso foi realizada na altura do Hotel Porto Bay pelo piloto Adonis de Oliveira, chefe do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil e que conduzia a aeronave blindada com os agentes.

"Voltávamos da Ilha de Santa Cruz, em Niterói, a cerca de 150 metros de altura. Por conta do tempo chuvoso a praia estava vazia e um grupo estava parado, o que me chamou a atenção. De repente, vi quatro pessoas saindo correndo e aproximei a aeronave para ver o que acontecia", afirmou ao iG .

Leia também : Contra ameaça terrorista, Rio+20 terá controle químico e biológico

Segundo Oliveira, os policiais ao perceberam que se tratava de um assalto, resolveram agir. "Foi uma tomada de decisão. Optamos por pousar e tentar a abordagem, porque havia condições", disse.

Ainda de acordo com o piloto, na ação de abordagem participaram um policial federal, um civil e um militar que desceram da aeronave e correram atrás dos assaltantes. Os agentes chegaram a disparar três tiros de pistola como forma de advertência e conseguiram com que dois dos assaltantes se rendessem. Já outros dois conseguiram fugir. Os detidos estavam armados com facas. Com eles, foi recuperada também uma câmera fotográfica dos turistas.

O grupo de chineses e os detidos foram levados para a Deat (Delegacia de Atendimento ao Turista), no Leblon, onde o caso foi registrado. 

    Leia tudo sobre: helicópteroabordagempolícia civilrio+20

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG