Complexo do Alemão ganha quarta UPP

Posto pacificador vai policiar o morro do Alemão e a comunidade Pedra do Sapo e atenderá 20 mil pessoas. UPP contará com 320 PMs

iG Rio de Janeiro |

Mais uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) será inaugurada na manhã desta quarta-feira (30), no Complexo de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A nova UPP atenderá aos moradores do morro do Alemão e da comunidade Pedra do Sapo. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas.

 A UPP terá um efetivo de 320 policiais e para comandar a tropa foi escolhido o capitão Joel Duarte Costa Filho, que durante pouco mais de um ano e meio foi subcomandante da UPP Macacos.

Esta será a quarta UPP instalada no Complexo do Alemão, que já conta com as UPPs Fazendinha, Nova Brasília e Adeus/Baiana. Segundo prevê o programa de pacificação da Secretaria de Estado de Segurança, os complexos do Alemão e da Penha contarão com um total de oito UPPs até o fim de julho.

Participarão da inauguração o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho; e o coordenador-geral de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

O local escolhido como sede provisória da UPP Alemão foi o Largo da Canitar, que fica na Rua Canitar, nº 710, em Inhaúma.. Esta será a 23ª UPP do Estado.

Comandante

O capitão Joel Duarte da Costa Filho, de 30 anos, está na Polícia Militar há nove anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Alemão.

O oficial já trabalhou no 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste), ficou dois anos no Módulo Operacional de Vias Especiais (Move) e dois anos no 22º BPM (Maré), onde comandou uma companhia e foi oficial de operações.

Trabalhou ainda no 15º BPM (Duque de Caxias, na Baixada Fluminense) e, antes de assumir o comando da nova UPP, foi subcomandante da UPP Macacos, onde estava desde a inauguração da unidade, em 30 de novembro de 2010.

    Leia tudo sobre: UPPcomplexo do alemão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG