Tamanho do texto

O Estadio de Remo da Lagoa reuniu 10 mil pessoas para a apresentação de Gal Costa e Frejat; telões foram espalhados para público não perder a festa

Festa atraiu multidão à Lagoa Rodrigo de Freitas
Agência O Globo
Festa atraiu multidão à Lagoa Rodrigo de Freitas
Foi inaugurada na noite deste sábado (260 a 16ª edição da árvore de Natal da Lagoa com queima de fogos e shows gratuitos dos cantores Gal Costa e Frejat. Durante o evento, que marca o início das comemorações natalinas na cidade, foi apresentada a logomarca dos Jogos Paraolímpicos de 2016, pelo Comitê Organizador dos Jogos Olimpícos e Paraolimpícos.

O público foi estimado em 200 mil pessoas, mas apenas 10 mil puderam participar da festa montada no Estádio de Remo da Lagoa, na zona sul, palco das apresentações. Para que todos pudessem acompanhar as apresentações, telões que transmitiam os shows em tempo real foram montados fora da área reservada ao evento, no Parques dos Patins, no Corte do Cantagalo e Parque dos Skates.

A cerimônia de inauguração da árvore de 85 metros de altura, o equivalente a um prédio de 28 andares, começou por volta das 19h40. A árvore foi acesa às 20h10, com uma queima de fogos que durou cerca de oito minutos.

Ela conta com 3,3 milhões de microlâmpadas, que permitem a produção de 12 fases de luzes e cores. O trabalho tem a assinatura do cenógrafo Abel Gomes, que ainda usou 105 quilômetros de mangueiras luminosas e 2.100 estrobos, para garantir o efeito de "estrelas brilhando". A novidade deste ano foram flutuantes que carregam "caixas de presentes" na base da árvore.

A Prefeitura montou um esquema especial de trânsito, já que o estacionamento foi proibido no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. A fiscalização contou com 276 agentes de Controle Urbano, Subsecretaria de Operações e da Guarda Municipal. Até as 19h20, 213 veículos tinham sido multados e 10 rebocados por estacionamento irregular.

Os agentes municipais também apreenderam 129 bebidas diversas, 35 pacotes de biscoitos e seis botijões de gás, uma bateria de carro, um fogareiro, 45 pacotes de algodão doce, 25 quilos de alimentos perecíveis que serão inutilizados.

A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), órgão da Seop, disponibilizou 20 reboques que vão circular nas áreas de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular.