Rio volta a subir em Atibaia e água avança em bairros alagados

SÃO PAULO - A prefeitura de Atibaia informou neste sábado que o rio Atibaia voltou a subir as águas tornaram a invadir os bairros já atingidos pelas enchentes. O novo alagamento se deu devido ao excesso de chuvas ocorridas na sexta-feira e neste sábado.

iG São Paulo |

Na sexta-feira, o rio chegou a recuar até 30 centímetros, pois no dia anterior não foram registradas chuvas fortes na cidade.

Na noite de quarta-feira, cerca de 30 moradores do bairro Parque das Nações e do condomínio Santa Mônica, em Atibaia (SP), invadiram a hidrelétrica do centro empresarial da cidade e abriram 40 centímetros de uma das duas comportas da barragem. Foram liberados 5 mil litros de água por segundo a mais no Rio Atibaia.

De acordo com os moradores, um dos vertedouros era mantido fechado há dois meses para obras de manutenção, o que estaria aumentando a retenção de águas nas margens do rio.

A prefeitura diz em seu comunicado sobre os níveis das águas que a abertura da barragem foi um equívoco, já que o nível do rio Atibaia voltou a subir depois da abertura da comporta.

A Defesa Civil de Atibaia mantém os alertas nas áreas atingidas. A cidade está com 100 famílias alojadas em quatro abrigos.

    Leia tudo sobre: atibaiachuvasenchente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG