Rio tem condições para sediar Jogos em 2016, diz Lula no rádio

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou otimismo na segunda-feira com a possibilidade de o Rio de Janeiro ser escolhido para sediar a Olimpíada de 2016. Em seu programa semanal de rádio, o presidente prometeu reforçar a campanha para que a cidade seja eleita no ano que vem pelos integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). O Rio de Janeiro concorre com Tóquio, Chicago e Madri.

Reuters |

'Eu acho que o Rio de Janeiro tem todas as condições de ganhar', declarou Lula no programa 'Café com o Presidente'.

'Os Jogos Olímpicos não foram criados para serem jogados apenas em países ricos. Obviamente que eles também não podem ser feitos num país que não tenha nenhuma condição econômica. O Brasil está preparado tanto quanto qualquer outro país', complementou.

O presidente aproveitou a viagem que fez à China na semana passada, quando participou da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, para fazer lobby em favor da candidatura do Rio de Janeiro. Em conversas com líderes de outros países e integrantes do COI, o presidente argumentou que em 2016 a economia do Brasil estará maior e haverá mais infra-estrutura e segurança no país.

O presidente também rebateu as críticas de quem condena os gastos do governo na organização desse tipo de evento. Para Lula, as Olimpíadas atrairiam muitos investimentos para o Brasil.

'Voltei convencido de que o Brasil precisa brigar muito para que a gente conquiste o direito de fazer as Olimpíadas aqui em 2016. Serei cabo eleitoral enquanto for presidente da República para que a gente possa conquistar o direito de trazer as Olimpíadas para o Brasil', disse.

(Reportagem de Fernando Exman)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG