A Polícia Militar reforçará a segurança de pontos turísticos durante o carnaval no Rio de Janeiro. O comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, tenente-coronel Eduardo Frederico, informou hoje que 210 homens serão divididos entre locais como Corcovado, Píer Mauá, Floresta da Tijuca, Lapa e Sambódromo entre os dias 20 e 28 de fevereiro.

Frederico e o delegado assistente Daniel Mayr, da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo, apresentaram nesta terça-feira para empresários do ramo hoteleiro o plano de segurança para turistas.

Mayr lembrou que o número de roubos e furtos a turistas caiu entre 2007 (1.261 casos registrados) e 2008 (999 ocorrências), apesar de parceria entre polícia e hotéis, que permite que o turista preencha formulário nas recepções, caso tenha sofrido alguma violência. O documento é encaminhado depois à delegacia. "Essa iniciativa poderia ser uma espécie de tiro no nosso pé, porque os turistas passaram a registrar, nos hotéis, o que não faziam na delegacia, e poderia resultar em aumentando dos índices de crime", disse.

"Mesmo assim, foi uma ação importante e hoje podemos dizer que o índice de roubos e furtos a turistas caiu 20% de um ano para o outro", afirmou Mayr. Segundo ele, os dados obtidos a partir dos formulários têm ajudado a polícia a rastrear e identificar os pontos críticos da cidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.