inadequada - Brasil - iG" /

Rio recolhe livro didático com ilustração inadequada

A Secretaria Municipal de Educação do Rio determinou o recolhimento de um livro didático de história, usado em algumas escolas para alunos do 4º ano do ensino fundamental, por considerar inadequada uma ilustração que mostra índios tupis executando seus inimigos para vingar seus antepassados. A gravura aparece num capítulo que se propõe a ensinar os rituais das tribos indígenas do século 16, na Coleção Projeto Pitanguá, da Editora Moderna.

Agência Estado |

"É inaceitável que falhas como essa ocorram. Consideramos esse tipo de imagem inadequada e já estamos recolhendo os exemplares desse livro", informou, em nota, a secretária de Educação, Claudia Costin, ressaltando que os pais também podem devolver os livros às escolas. Os livros utilizados na rede de ensino do Rio são escolhidos pelo próprio professor em uma lista elaborada e avaliada pelo Ministério da Educação por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Segundo a secretaria, está sendo feito um levantamento junto às escolas da rede para saber quantos exemplares foram adotados. Também em nota, a Editora Moderna informou que todas as ilustrações do livro são reproduções de pinturas ou gravuras históricas presentes em museus, bibliotecas e acervos públicos. "Por se tratarem de material histórico, inserido num livro de estudo de história, as ilustrações devem ser analisadas dentro de seu contexto de época e cultura."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG