Rio recebe pela primeira vez fórum mundial de combate a tuberculose

O Rio vai receber dias 23 e 25 um dos principais eventos de debates sobre iniciativas para acabar com a tuberculose. O 3º Fórum de Parceiros Stop TB acontece em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e deve receber 1.

Agência Estado |

300 participantes internacionais, além de contar com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na cerimônia de abertura. É a primeira vez que o fórum ocorre na América Latina

Movimento global criado para acelerar as políticas públicas para a erradicação da tuberculose, o Stop TB planeja investir US$ 56 bilhões nos próximos dez anos. Os investimentos em pesquisa, campanhas e ampliação do acesso a remédios devem salvar mais de 14 milhões de vidas. O Stop TB prevê ainda ações de controle da relação entre aids e tuberculose, já que grande parte das pessoas infectadas pelo vírus do HIV morre de tuberculose.

Entre participantes do evento estão Jorge Sampaio, o ex-presidente de Portugal e enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) na luta contra a tuberculose; Michel Kazatchikine, diretor-presidente do Fundo Global contra a Tuberculose, Aids e Malária, além de prevista participação de chefes de Estado e ministros da Saúde de mais de 20 países. Os eventos anteriores foram realizados nos Estados Unidos (2001) e na Índia (2204).

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG