Pressão Total para reforçar as medidas da lei seca - Brasil - iG" /

Rio lança operação Pressão Total para reforçar as medidas da lei seca

RIO DE JANEIRO - O governo do Estado, na próxima sexta-feira (11), lança a operação Pressão Total, com o objetivo é diminuir ainda mais o número de acidentes causados por embriaguez. Serão 50 bafômetros espalhados em vários pontos por toda a cidade. Segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Transportes Rodoviários (DETRO), 15 equipes, compostas de fiscais do Detro, policiais e bombeiros, farão a fiscalização.

Yuri Ikeda |

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a previsão é que 300 homens atuem em 22 pontos fixos e 15 equipes móveis durante o dia e em locais com maior número de acidentes durante a noite. O governo do Estado pretende ainda adquirir mais 35 bafômetros e estender a operação para outros municípios da Região Metropolitana, como Duque de Caxias e Niterói, e futuramente para o interior. A próxima meta é que a operação atinja 92 municípios.

Para dar apoio aos policiais, 22 ônibus do Detro servirão como uma espécie de delegacia ambulante. Alguns deles ficarão em pontos específicos ainda não divulgados e, outros, ficarão rodando pela capital. A operação vai acontecer todos os dias, das 6h às 20h.

Em locais com maior índice de acidentes - como Lapa, Barra e zona sul - a Secretaria do Governo decidiu fazer blitzes noturnas. Quem se recusar a usar o bafômetro será levado ao Instituto Médico Legal (IML) e terá os documentos e o carro recolhidos. Quem for pego com mais de 6 dg/l de álcool no sangue vai ter que pagar uma multa de R$ 957,70 e terá o direito de dirigir suspenso.

Dados do Detran mostram que o álcool é responsável por 50% dos acidentes ocorridos no estado. Diariamente, são registradas sete mortes por acidente no estado, ou seja, 2.555 por ano. De cada sete óbitos, três são na capital. Entre as vítimas do trânsito na cidade do Rio, metade são motoristas alcoolizados. Com a operação, espera-se reduzir o índice de acidentes por uso excessivo de álcool pela metade, salvando mais de 600 vidas ao ano.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG