Rio lança campanha de voluntariado contra a dengue

RIO DE JANEIRO ¿ A prefeitura do Rio iniciou, nesta sexta-feira, a campanha ¿Vizinho Amigo Contra a Dengue¿, que prevê diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti durante o segundo semestre deste ano. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é evitar que a epidemia de 2008 se repita no ano que vem. A iniciativa é considerada o maior programa de voluntariado que a cidade já realizou na área de saúde.

Redação |

Segundo explicou o coordenador de Controle de Vetores da prefeitura, Mauro Blanco, a principal ação do programa será a realização de cursos de capacitação gratuitos para a população, a partir de julho. Eles terão o objetivo de formar vizinhos amigos, que contribuirão para o combate ao mosquito dentro de sua própria casa, prédio, condomínio ou bairro, conscientizando os demais moradores da vizinhança.

Muitas vezes, por causa do medo da violência, as pessoas ficam resistentes à ação dos agentes de saúde e prejudicam o combate aos focos da dengue. Esperamos anular essa dificuldade e chamar a população, despertando uma consciência no carioca, disse, citando que a chegada do inverno, que vem baixando as temperaturas na capital, contribuiu para o controle da dengue.

Blanco apontou que o atual índice de infestação da doença, de 2,5% é o menor registrado nos últimos 5 anos. O mosquito está vivendo um momento frágil no Rio e o inverno está nos ajudando. Queremos manter e aproveitar esse índice baixo para combater a dengue, informou.

O lançamento oficial da campanha ocorreu às 8h, na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, e segue até as 16, no Largo da Carioca, no Centro. Em ambos os locais serão iniciadas as inscrições dos voluntários interessados em participar dos cursos de capacitação. O cadastramento também será feito pelo Disque Dengue no 2575-0007 e futuramente pelo site da prefeitura.

Capacitação

A primeira turma de capacitação de instrutores começará três dias após o lançamento da campanha, na segunda-feira, dia 23, com 50 funcionários de secretarias municipais, na sede administrativa da prefeitura do Rio.

As aulas começarão em julho e os voluntários, organizados em novas turmas, receberão instruções ministradas pelos 50 funcionários da Prefeitura já capacitados, além de um kit com camiseta, boné, sacola e folhetos sobre o combate à dengue.

De acordo com a secretaria, de janeiro a julho deste ano foram registrados 98.605 casos da doença com 82 mortes.

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG