Rio está em estado de alerta por causa das chuvas

Todo o município do Rio de Janeiro está em estado de alerta devido à chuva forte que atinge a cidade e o Estado.

Redação com Agência Brasil |



A tempestade provocou alagamento em diversos pontos, principalmente na Praça da Bandeira, na Avenida Brasil e na Avenida Maracanã. No Morro da Mangueira, na zona norte, dois muros de contenção desabaram. Perto dali, no bairro de Sampaio, uma rocha deslizou e parou nos fundos de uma casa.

No bairro da Abolição, também na zona norte, uma marquise desabou. Mas, de acordo com a Defesa Civil Municipal, ninguém ficou ferido nesses incidentes.

Com os alagamentos, o trânsito ficou complicado em diversos pontos da cidade. O transbordamento do Rio Faria-Timbó, na zona norte, localizado próximo da linha de trem que leva passageiros para Duque de Caxias, provocou a interrupção da circulação de trens.

O aeroporto Santos-Dumont permaneceu fechado entre as 14h35 e 15h13, e no momento opera com o auxílio de instrumentos, assim como o aeroporto do Galeão (Tom Jobim), que não precisou ser fechado por causa do mau tempo.

Chuva em outros municípios

Segundo a Defesa Civil, a cidade de Cardoso Moreira está em estado de calamidade pública. Mais de 130 famílias tiveram que deixar suas casas nos municípios de Itaboraí e Tanguá, no Grande Rio, por causa das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Segundo a Defesa Civil Municipal de Tanguá, oito bairros ficaram alagados com as chuvas e as cheias dos rios Caceribu e Ipitangas, deixando 110 famílias desalojadas.

Em Itaboraí, município vizinho, o aumento do nível das águas do Rio Caceribu também contribuiu para o alagamento de três bairros, deixando cinco famílias desabrigadas e cerca de 30 desalojadas.

Em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a Defesa Civil está neste momento prestando socorro para um desabamento que aconteceu no bairro da Mangueirinha. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, coronel Ronaldo Reis, há vítimas, mas não é possível informar o estado de saúde delas.

Previsão do tempo

Segundo a previsão do tempo para o Rio de Janeiro, o céu deve permanecer nublado nesta quarta e quinta. Deve haver pancadas de chuva e trovoadas nesta noite no Rio, com a temperatura em ligeiro declínio. Durante a madrugada, a chuva deve continuar e a temperatura deve se manter estável.

Uma criança morreu

Nesta quarta foi encontrado o corpo de um menino de 11 anos no Rio Sarapuí, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O garoto desapareceu após ser arrastado pela correnteza do rio durante o temporal que atingiu na terça-feira a região metropolitana do Rio.

De acordo com bombeiros que realizaram buscas no rio, o corpo foi encontrado pela família do menino quando a maré baixou.

Além da região metropolitana da capital fluminense, a chuva causou transtornos em outras áreas do Estado do RJ. A Defesa Civil Estadual informou que seis bairros de Tanguá ficaram alagados. Em Itaboraí, onde cem casas estão alagadas, a situação também é crítica.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a frente fria que chegou ao estado ontem deve permanecer até o final de semana. O tempo até esta sexta-feira deve variar de parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. A partir do sábado, a temperatura deve se elevar em todo o Estado.

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvas no rio de janeiro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG