Rio de Janeiro é o Estado com mais municípios com serviços de ônibus, diz IBGE

RIO DE JANEIRO - Em 1.674 municípios (30%) do total de municípios brasileiros existe serviço de transporte coletivo por ônibus municipal. Nos Estados, este grupo de cidades se encontra em maior proporção no Estado do Rio de Janeiro. Em segundo, terceiro e quatro lugares estão Paraná, São Paulo e Espírito Santo. O levantamento é resultado da pesquisa Munic 2008, divulgada pelo IBGE, nesta sexta-feira, que mapeou temas como gestão pública, meio ambiente, transporte e habitação no País.

Redação |

Acordo Ortográfico

Quando o serviço de transporte coletivo se divide entre os números de habitantes das cidades, tende a crescer em municípios de maior porte e, em todo os casos, "o gerenciamento do serviço é, em sua maioria, feito pelo próprio município, através de concessão, disse o estudo

Considerando os outros meios de transporte, a pesquisa mostrou que, entre 2005 e 2008, cresceu o trânsito feito por barcos (de 9,0% para 10,5%), metrô (de 0,2% para 0,3%), mototáxi (de 52,3% para 59,9%), táxi (de 76,7% pra 81,5%) e van (de 52,3% para 59,9%). Em decadência, somente o trem, que decresceu de 1,9 para 1,5%.

O estudo do IBGE também mapeou cada meio de transporte em específico. O metrô, por exemplo, está presente em 15 cidades brasileiras, todas com 50 mil habitantes, segundo o estudo. Já o mototáxi aparece em 52,7% das cidades e esta porcentagem tende a aumentar nos municípios de maior porte. Na região Norte, o mototáxi é expressivo, já que 75,9% das cidades da região contam com o serviço, que é feito, em sua maioria, de maneira informal.

Apesar do crescimento, o taxi continuam prevalecendo sobre o mototáxi. Neste ano, 81,5% das cidades brasileiras têm o serviço de taxi, um percentual maior que em 2005 (76,7%). A porcentagem cresce de acordo com o tamanho da população chegando a ser de 100% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Essa é a primeira vez que o IBGE divulga a Munic no ano de exercício da coleta - os dados se referem a 2008 e foram colhidos no primeiro semestre. Algumas informações se referem a 2008 e 2007, ano em que não foi feita a Munic por causa da contagem da população. Dessa forma, as comparações mais próximas são feitas com 2006.

As informações foram colhidas por meio de questionários enviados aos gestores municipais dos 5.564 municípios do Brasil e entrevistas com prefeitos feitas por enviados do IBGE. Apenas a cidade de Linha Nova (RS) não respondeu ao IBGE. Distrito Federal e Fernando de Noronha foram considerados municípios.

Leia mais sobre: Munic 2008  - transporte

    Leia tudo sobre: munic 2008municípiostransitotransporte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG