Rio comemora Dia do Trabalho com samba e cidadania

Rio de Janeiro - O 1º de Maio no Rio de Janeiro é comemorado com atividades de lazer e serviços gratuitos à população. Os jardins da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, antiga residência da Família Imperial Brasileira, serviram de palco para uma série de ações culturais e de cidadania. Quem participou da festa pôde tirar documentos, concorrer a vagas de empregos, consultar saldos do seguro desemprego e abono salarial em estandes do Ministério do Trabalho e Emprego.

Agência Brasil |

A tenda com sessões gratuitas de massagem era uma das mais requisitas, mas o estande mais procurado durante todo o dia foi o de encaminhamento para 2 mil vagas de emprego.

Na fila quilométrica, havia gente que estava ali desde as 6h, embora o horário de atendimento só tivesse começado às 9h. Foi o caso de Ranulfo Francisco de Oliveira Filho, sem carteira assinada desde 2003, que saiu às 4 horas da manhã de Magé, em busca de uma vaga de emprego. Cheguei aqui às 6h10 e estou aqui até agora, aguardando qualquer oportunidade. De porteiro ou de vigia. Sou vigilante, mas acham que aos 58 anos estou velho demais para o trabalho.

O secretário estadual do Trabalho, Ronald Ázaro, disse que a grande demanda pelas vagas já havia sido prevista e não o surpreendeu.

A gente preparou um enorme palco de operações, com duas agências móveis, agentes do corpo de bombeiro, secretarias de saúde municipal e estadual para dar o maior aparato possível, pois sabíamos que a fila seria grande.

Ingrid de Sousa Luiz, de 16 anos, aproveitou a oportunidade para tirar sua primeira carteira de trabalho. Meu primeiro documento. Soube pelo jornal e resolvi tirar.

Um show com muito samba encerra a festa no final do dia, sob o comando da cantora Beth Carvalho e participação de bambas como Dona Ivone Lara, Dudu Nobre, Dominguinhos do Estácio, Diogo Nogueira, Monarco da Mangueira, entre outros. A música também deve embalar as comemorações do Dia do Trabalho em Madureira, Vilar dos Teles e Baixada Fluminense

Mas nem todas as atividades foram dedicadas ao Dia do Trabalho. Na praia de Copacabana, pela manhã, o show ficou por conta da Esquadrilha da Fumaça que enfeitou os céus da orla durante meia hora. O espetáculo fez parte do projeto Rio 2016 que está sendo apresentado desde o dia 27 de abril à Comissão de Avaliação de Comitê Olímpico Internacional. Também em Copacabana, para incrementar o apoio à candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) oferece durante toda a manhã e à tarde serviços de avaliação postural, técnicas de relaxamento, e massagens.

Leia também

Leia mais sobre: Dia do Trabalho

    Leia tudo sobre: dia do trabalho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG