Rio ainda não sabe se irá participar de campanha de vacinação nacional para idosos

Começa neste sábado a campanha de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. A data é nacional, porém o Rio de Janeiro ainda não decidiu se irá aderir ou não por conta do surto de dengue que permanece no Estado. A assessoria da prefeitura informou que dará um posicionamento ainda nesta quinta-feira.

Redação |

Importância da vacinação

Segundo Helena Sato, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a vacinação tem uma importância maior para o idoso porque nessa fase o organismo tem mais dificuldade em se recuperar dos efeitos do vírus da gripe. Por complicações causadas pela gripe, um idoso pode até pegar pneumonia e ser internado. "A vacina contra a gripe reduz as internações em 70%", explica.

Helena garante ser impossível adquirir a doença por ter tomado a medicação. "A vacina é constituída de pedacinhos do vírus, que ativam as defesas do organismo mas não causam problemas." As únicas pessoas que devem evitar tomar a vacina, segundo ela, são aquelas que têm reações alérgicas ao comer ovo, como falta de ar, placas na pele ou inchaço dos olhos ou boca . Isso porque a vacina é produzida em ovos de galinha.

    Leia tudo sobre: vacinação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG