O Estado do Rio de Janeiro agora conta com o Serviço Móvel de Tomografia Computadorizada, que pretende atender aos moradores de municípios em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou quando o serviço não está sendo capaz de suprir a demanda, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde. Ontem o tomógrafo chegou ao quartel do Corpo de Bombeiros de Resende, onde deve permanecer durante 15 dias.

Os exames serão realizados de segunda a sábado das 7h30 às 18 horas. O novo aparelho é capaz de realizar 1,5 mil exames por mês, podendo fazer cada um de corpo inteiro em 30 segundos - enquanto aparelhos convencionais demoram de 20 a 40 minutos.

Para agendar um exame, segundo a secretaria, o paciente deve requisitar o pedido à prefeitura municipal, encarregada de encaminhar uma planilha com as demandas para o serviço, que marca a data e horário de cada um. O paciente é informado pela prefeitura o dia em que deve comparecer para realizar o exame. A planilha é preparada com antecedência. Para fazer o exame, é necessário prescrição de um médico.

AE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.