Rio Acre volta a transbordar em Rio Branco

Ele está agora 20 centímetros acima do limite emergencial; apesar disso, Defesa Civil não registrou novos casos de desabrigados

Wilson Lima, iG Maranhão |

O Rio Acre voltou a transbordar na madrugada desta segunda-feira em Rio Branco, conforme relatório da Defesa Civil Estadual divulgado na manhã desta segunda-feira (12). Agora, o rio está com o nível de 14,18m – 20 centímetros a mais que a cota de transbordamento.

Na terça-feira da semana passada, o Rio Acre estava mais de um metro abaixo do nível de transbordamento e a Defesa Civil chegou a iniciar a volta para casa das pessoas atingidas pela enchente . Dois dias depois, no entanto, o rio voltou a subir e obrigou as autoridades de Rio Branco a suspender a operação “De volta para casa” .

Hoje, existem cerca de 600 famílias (aproximadamente 2,4 mil pessoas) em abrigos públicos, conforme informações do Governo do Estado do Acre. Mesmo com a elevação do nível do Rio Acre, não se tem notícias de novas vítimas, mas na capital acreana o estado é de alerta. Principalmente para as famílias que já conseguiram voltar para casa.

Existe a possibilidade de nova remoção de famílias das áreas de risco, mas isso somente ocorrerá se o Rio Acre chegar à cota de 14,50m. Após o início das enchentes no Acre, mais de 9 toneladas de lixo já foram retiradas das ruas. Os prejuízos, apenas com trabalhos de recuperação de Rio Branco, chegam a aproximadamente R$ 8 milhões.

Divulgação
Imagen aérea da capital Rio Branco em fevereiro

    Leia tudo sobre: cheia acrerio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG