Richard Wright, do Pink Floyd, morre de câncer aos 65 anos

LONDRES ¿ Richard Wright, tecladista do Pink Floyd e fundador da banda, morreu na segunda-feira, aos 65 anos, depois de uma curta batalha contra o câncer, disse seu porta-voz.

Redação com Reuters |

Junto com o guitarrista Roger Waters e o baterista Nick Mason, Wright formou o Pink Floyd anos 1960, quando eles eram estudantes. A banda de tornou um dos ícones do rock.

"A família de Richard Wright, membro fundador do Pink Floyd, anuncia com grande tristeza que Richard morreu hoje, depois de uma rápida batalha contra o câncer", disse seu porta-voz em um comunicado.  "A família pediu que sua privacidade seja respeitada nesta hora difícil."

Rick Wright toca ao vivo no "Live 8", em 2005, último show do Pink Floyd / Getty Images


Wright é co-autor de cinco faixas do disco "Dark Side of the Moon", que foi lançado em 1973 e passou 14 anos na parada de 200 álbuns mais populares da Billboard. O disco é um dos mais vendidos na história da música.

Wright lançou seu primeiro disco solo, "Wet Dream", em 1978. Ele havia deixado o Pink Floyd logo depois de gravar o sucesso planetário "The Wall", lançado em 1979, devido a problemas de relacionamento com Roger Waters. No entanto, ele continuou a tocar com a banda em 1980 e em 1981.

Wright também voltou a tocar com seus parceiros do Pink Floyd em 2005, por ocasião de um show do Live 8, e no ano passado, em um show de homenagem a Syd Barrett, um integrante da banda falecido em 2006.

* Com informações da AFP

L eia mais sobre: Pink Floyd

    Leia tudo sobre: pink floyd

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG